Projectar #64 . Zaha Hadid quem ousa vence

Início em 11/04/2018 até 11/04/2018

Categorias: outros

A 64ª sessão da actividade PROJECTAR será dedicada à premiada arquitecta anglo-iraquiana Zaha Hadid e terá lugar no auditório do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, no próximo dia 12 de Abril, pelas 19h00. A entrada é livre.

O documentário intitulado “Zaha Hadid… Who Dares Wins”, datado de 2013, foi anteriormente exibido na 41.ª sessão PROJECTAR, em Idanha-a-Nova.

O perfil traçado por Alan Yentob da falecida Zaha Hadid, originalmente exibido em 2013, três anos antes da sua recente morte. Nascida em Bagdad em 1950 e instalada em Londres, Hadid foi talvez a mais bem sucedida mulher arquitecta de sempre. Ela foi uma da mão-cheia de arquitectos superestrelas globais que alteraram o modo como as pessoas pensam o mundo através dos seus edifícios. No entanto, nem sempre foi o caso – Hadid teve a reputação de não ser construível, uma ‘arquitecta do papel’ cujos projectos começaram como coloridas pinturas de formas que desfiavam a gravidade a explodirem no vazio. Como fez esta extraordinária e pioneira mulher – umas vezes sedutora, teimosa, visionária e no entanto exigente – para conseguir construir o impossível? Este documentário visita os seus edifícios espalhados pelo mundo, da Áustria ao Azerbeijão, para descobrir. (in: http://www.bbc.co.uk/programmes/b037yx1l)

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação do Auditório do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, que está disponível para o efeito.

PROGRAMA:
12 de Abril, 19h00
Centro Cultural Gil Vicente, Sardoal
ZAHA HADID
Quem ousa vence
(2013, Roger Parsons, 75′)

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Projectar#64 dedicada a "Zaha Hadid... Who Dares Wins"
  • Tema: Projectar#64 "Zaha Hadid... Who Dares Wins"
PDFS
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE