Projectar #67 na Adega 23 em Sarnadas de Ródão

Início em 04/07/2018 até 04/07/2018

Categorias: outros

A última sessão do ciclo Projectar, antes da pausa do Verão, vai decorrer no próximo dia 5 de Julho no concelho de Vila Velha de Rodão. Trata-se de uma edição especial, dedicada a edifícios industriais, que vai decorrer na Adega 23 em Sarnadas de Ródão, um edifício projectado pelo Atelier Rua onde terá lugar, pelas 18h00, uma visita guiada pelo arquitecto Luís Valente. A entrada é livre.

Assim, o evento inicia-se pelas 18h00 com uma visita ao edifício, seguindo-se, pelas 19h00, a projeção dos dois documentários dedicados à Chocolateria Menier e à Fábrica Van Nelle em Roterdão.

Ambos da série Architectures e realizados por Stan Neumann, a sessão abre com “A Chocolateria Menier”, complexo industrial construído entre 1872 e 1906 em França, projectado pelos arquitectos Jules Saulnier, Jules-Louis Logre e Stephen Sauvestre: Até 1914, a fábrica Menier, em Noisiel, foi a maior fábrica de chocolate do mundo e sobretudo uma construção pioneira em termos de arquitectura. Os seus principais três edifícios, o moinho Saulnier, primeiro edifício de estrutura totalmente metálica, o mercado Eiffel e a Catedral, traduzem do seu modo a idade de ouro dos edifícios industriais (in: boutique.arte.tv/detail/architectures_chocolaterie_menier).

Segue-se “A Fábrica Van Nelle em Roterdão”, dedicado ao edifício industrial concebido por Jan Brickman e Leen Van der Vlugt: Resultado do cruzamento do Taylorismo e da Bauhaus, a fábrica Van Nelle em Roterdão foi construída entre 1926 e 1931 pelos arquitectos Jan Brickman e Leen Van der Vlugt. A fábrica construída sob a supervisão de Kees Van der Leuw, o patrão da Van Nelle, é uma gigantesca fábrica onde se tratava até perto dos anos 1980, tabaco, café e chá.

Uma espécie de paquete, coberta de vidro e metal, cujas fachadas, completamente envidraçadas, exibem a estrutura interna e permitem aos operários trabalharem à luz do dia. Todas as circulações se fazem à vista em caixas de escadas e passarelas, sendo a transparência simultâneamente efeito da escrita arquitectónica e instrumento de vigilância. A fábrica constitui a mais importante e a mais bem sucedida realização do movimento moderno em termos de arquitectura industrial (in: boutique.arte.tv/detail/architectures_usine_van_nelle_rotterdam).

Com estas sessões propõe-se esta Delegação da Ordem dos Arquitectos exibir documentários de Arquitectura, como forma de divulgar a vida e obra de arquitectos com importância na história e teoria da arquitectura, nacional e internacional, de várias épocas e movimentos, e assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitectónica na nossa região.

Estas sessões destinam-se, para além dos arquitectos da região, a outros técnicos e a todas as pessoas com curiosidade e interesse nestes temas, sendo de acesso livre mas limitadas à lotação da Adega 23, em Sarnadas de Ródão, que está disponível para o efeito.

Apoio

Adega 23

PROGRAMA


5 de Julho . 
18h00 visita guiada à Adega 23
LUÍS VALENTE, Atelier RUA
Adega 23, Sarnadas de Ródão

19h00 exibição dos documentários:
A Chocolateria Menier
SAULNIER, LOGRE e SAUVESTRE
(2007, Stan Neumann, 26′)

A Fábrica Van Nelle em Roterdão
JAN BRICKMAN e LEEN VAN DER VLUGT
(2013, Stan Neumann, 26′)
LINKS
ORADORES
  • arquitecto Luís Valente
ESPECIFICAÇÕES
  • TEMA: Projectar#67 na Adega 23 em Sarnadas de Ródão
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE