RESONATE Lisbon | Thinking Sound and Space

Início em 12/02/2018 até 12/02/2018

Categorias: Conferências

Juntamente com a reSITE e em colaboração com a Meyer Sound, o MAAT organizará, a 12 de fevereiro, uma conferência exclusiva sobre arquitetura, som e arte. Ao longo de um dia, este evento internacional trará a Lisboa os melhores criadores de espaços sonoros e experiências acústicas do mundo. Serão abordados os temas das soundscapes arquitetónicas, da inovação tecnológica nos ambientes sonoros, e da criação de experiências acústicas pioneiras. O evento contará ainda com visitas guiadas por artistas, tecnologias, demonstrações e performances inovadoras, bem como conferências e debates com editores de alguns dos principais media internacionais.

RESONATE resulta de uma nova parceria entre o MAAT e a reSITE. Ambos incentivam a inovação e o diálogo relevante a nível global: o MAAT, ao oferecer uma base comum de descoberta e pensamento crítico que atravessa a arte, a arquitetura e a tecnologia; a reSITE, uma voz pioneira na Europa no campo de repensar a arquitetura e os espaços públicos de forma a tornar as cidades mais habitáveis, com seis anos de experiência na conceção de eventos internacionais, interativos e transdisciplinares.

“Esta conferência de um dia, no MAAT, constitui uma oportunidade única para adquirir uma perspetiva interdisciplinar e criativa sobre um tema raramente abordado, mas que afeta verdadeiramente a forma como o espaço arquitetónico é intuído e apreciado,” explica Pedro Gadanho.

A maioria das pessoas costuma falar de arquitetura enquanto disciplina tridimensional, focando-se nos aspetos visual, espacial e funcional. Mas a arquitetura é sempre intuída a quatro dimensões.” Diz Martin Barry, Fundador da reSITE. “Os aspetos sonoro e acústico são fundamentais na forma como as pessoas percecionam os espaços públicos, o que sempre constituiu o principal ponto de interesse da reSITE. É com orgulho que apresentamos, juntamente com o MAAT, a essência absoluta do melhor conhecimento de todas as partes do mundo sobre a interseção entre arquitetura e a inovação sonora, e a sua convergência com a arte e experimentação.”

// Alinhamento //

Entre os 20 oradores internacionais, já está confirmada a presença de Kjetil Trædal Thorsen, sócio fundador da Snøhetta, que revelará os segredos do sucesso da Ópera de Oslo. A diretora do Diller Scofidio + Renfro, Elizabeth Diller, rebelde na sua área e uma das arquitetas mais influentes de espaços culturais, tais como o Broad Museum, em Los Angeles, e The Shed, entre o High Line de Nova Iorque e Hudson Yards, que irá falar sobre os seus projetos concluídos e futuros. O alinhamento completo será revelado durante o Inverno.

O evento está ligado à instalação sonora e de live streaming de Bill Fontana, Shadow Soundings, patente no MAAT, e será a última oportunidade para explorar a exposição numa visita guiada por artistas, antes do encerramento.

Datas

12 Fev 2018


Horas

9h00 – 19h00 + After Party


Para Quem Se Destina?

Profissionais – Arquitetos, Investigadores, Engenheiros de Media, Som e Tecnologia Digital, LíderesCulturais, Curadores e Estudantes destas Áreas.


Capacidade

200 Pessoas

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: RESONATE Lisbon | Thinking Sound and Space
PDFS
VÍDEOS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?