Início em 21/11/2023 até 21/11/2023
Atualmente, há 3,5 mil milhões de pessoas que ainda vivem sem casas de banho seguras. Nestas situações, as doenças propagam-se, matando diariamente 1.000 crianças com menos de cinco anos. Esta crise global representa uma ameaça para a natureza e para a saúde de todos, especialmente das mulheres, raparigas e outros grupos vulneráveis. Para acelerar a mudança precisamos de ideias inovadoras e de as discutir.
No âmbito desta temática de inegável urgência, a Roca assinala o Dia Mundial do Saneamento (19 de novembro), no espaço do Roca Lisboa Gallery, em Lisboa, convidando todos a assistir à sessão ‘Dia Mundial do Saneamento: Acelerar a mudança’, um encontro que contará com a presença de especialistas que, durante uma conversa, irão explicar de que forma devemos, e estamos a acelerar a mudança, com o intuito de atingir a meta do ODS6, até 2030.
Esta ação, com entrada gratuita, decorrerá no dia 21 de novembro, das 17h30 às 19h00, e as inscrições já estão abertas, podendo ser efetuadas através desta ligação.
O encontro servirá para sensibilizar para a necessidade de acelerar o progresso, de forma a garantir que todos tenham casas de banho e água potável até 2030. O saneamento e a água potável são direitos humanos, e o acesso a estes serviços é fundamental para a saúde das pessoas e a integridade do ambiente.
A Roca, no decorrer da sua parceria com a Fundação We are Water, promove continuamente a discussão sobre este tema, procurando abrir caminho a novas perspetivas e soluções, que visam alcançar a resolução deste incontornável problema.
Painel de oradores:
Moderador: Jorge Vieira – Roca SA
Orador: Carlos Garriga – We Are Water Foundation
Orador: Pedro Álvaro, Tejo Atlântico
Orador: Luiz Felipe Schmidt, Coca-Cola, em Portugal
Oradora: Ana Costa, BETA-I
Sobre os oradores especialistas presentes no evento:
Jorge Vieira, Managing Director da Roca SA e responsável pela Fundação We Are Water em Portugal, será o moderador do debate. A Fundação We Are Water, uma iniciativa do Grupo Roca, tem ajudado a resolver os problemas derivados da falta de água e saneamento no mundo desde 2010. Os seus projetos beneficiaram mais de 3,7 milhões de pessoas em 38 países.
Pedro Álvaro é assessor de administração da Tejo Atlântico. Ele é especialista em um dos desafios globais mais decisivos: abordar o problema das águas residuais para a saúde e o meio ambiente.
Luiz Felipe Schmidt é diretor de Relações Públicas, Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola, em Portugal, uma das empresas multinacionais que mais tem apoiado o tratamento de águas residuais. Em 2015, conseguiu purificar 145,8 mil milhões de litros de água nas suas fábricas e desenvolveu 248 projetos comunitários, em 71 países, para construir infraestruturas e purificar águas residuais. Desde então, recuperou um montante igual ao que utiliza nas suas operações anuais.
Ana Costa, diretora de Sustentabilidade & Economia Azul da BETA-I, é licenciada em Engenharia Ambiental com vasta experiência em Portugal e Angola e o seu trabalho na consultora BETA-I levou-a a criar ecossistemas colaborativos de inovação.
- Carlos Garriga – We Are Water Foundation
- Pedro Álvaro, Tejo Atlântico
- Luiz Felipe Schmidt, Coca-Cola, em Portugal
- Ana Costa, BETA-I
- MODERAÇÃO
- Jorge Vieira – Roca SA
- Debate: Dia Mundial do Saneamento