Rota pelos Grafismos e Insólitos de Lisboa

Início em 07/05/2017 até 13/05/2017

Categorias: outros
SINAIS E ESTRANHEZAS – Manuel Graça Dias

Lisboa não é só uma cidade antiga, lindíssima, nem só a cidade da Torre de Belém, do Aqueduto das Águas Livres, do Terreiro do Paço, do Jerónimos ou da Expo; é, evidentemente, como todas as cidades do mundo, muito mais que aquilo que os seus ex-libris, desgastados pela televisão ou pelos postais, anunciam.

É uma verdadeira cidade e, então, é complexa e sensual, misturada, especial, densa, sobreposta, secreta, múltipla. Muito do que se sobrepõe, na cidade contemporânea, é efémero e advém das actividades humanas que nela se instalam; de muitas dessas actividades resultam nomes, anúncios, sinais, logótipos, arranhões, marcas, montras, letterings, signos que ficam e caracterizam os lugares. Mas poderemos falar, também, de outro tipo de sobreposições mais consistentes e duradouras, daquelas que se produzem, de raiz, na própria arquitectura ou, mais tarde, por sobre a própria arquitectura, com as apropriações dos habitantes; poderemos falar dos somatórios de insólito e inesperado que daí resultam, das diferenças que um olhar mais atento poderá fazer ressaltar.

Arriscámos uma listagem muito parcial, não necessariamente cronológica e bastante estrelada, de algumas preferências que nos poderão levar, através da bicicleta, ao conhecimento de pequenas estranhezas de Lisboa, de alguns mistérios ou, tão só, de realidades escondidas que convivem, lado a lado, com essa outra cidade mais conhecida e divulgada.
Manuel Graça Dias 

Este passeio surgiu após ter partilhado muitas vezes no facebook os fantásticos registos fotográficos do telemóvel de Manuel Graça Dias sobre alguns aspectos insólitos e grafismos pouco comuns, belos e surpreendentes.

Dia – 14 de Maio (Domingo)

Local de Saída e Chegada – Junto à sede da Ordem dos Arquitectos (9.30 horas)

Duração aproximada – 3,5 horas (mas como calculam, depende da conversa e dos fotógrafos!)

Distância do Percurso – Percurso Completo 17,55 km (aproximadamente) 🙂

Características – Pretende-se um percurso quase plano, apesar de longo e com um grau de dificuldade média

No final convidamos o Professor Manuel Graça Dias para almoçamos ..ok?
Por volta da 14 horas num restaurante a combinar

• A inscrição é obrigatória e limitada a 25 participantes.
Inscreve-te em eliseualmeida33@gmail.com e acerta as contas no local de partida com um elemento EliseuBike.

• A participação neste passeio é da exclusiva responsabilidade de cada inscrito.- Eliseu Bike não se responsabiliza por qualquer ocorrência envolvendo os participantes.- É aconselhável ter seguro para circular pela cidade de bicicleta.

• Todos os amigos e ciclistas inscritos, para alem dos dez euros de gratificação ao staff, têm também que aparecer com boa disposição e sobretudo de bicicleta e capacete. E depois devem deixar-se levar pela magia.

• Os alunos do Mestre bem como os arquitectos convidados pela nossa gloriosa Ordem dos Arquitectos só pagam o almoço que vamos realizamos no final.
Se desejarem almoçar com Manuel Graça Dias e com os restantes participantes, evidentemente.


LINKS
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE