Siza Talks 2022

Início em 16/11/2022 até 18/11/2022

Categorias: outros

Como parte do seu compromisso continuado com a arquitetura, em 2022 o Museu de Arte Contemporânea de Serralves será sede da quarta edição das “The Álvaro Siza Talks”, um evento que reúne arquitetos, académicos e estudantes para a discussão de temas relevantes para a arquitetura contemporânea, enquanto celebra o espírito da obra de Álvaro Siza. Cada edição das Talks está centrada em torno de um tema diferente que visa fomentar a discussão e o debate em relação a temas e valores expressos na arquitetura de Siza.

O tema proposto para a edição deste ano das Talks, “Conversas com o Tempo”, explora o papel da passagem do tempo tanto no processo de projeto como na vida dos edifícios. A obra de Álvaro Siza, que se estende por mais de seis décadas, lembra-nos que nenhuma arquitetura é estritamente permanente ou efémera, mas constitui um momento específico de uma cadeia contínua de transformações. A história da arquitetura é também constituída, como afirma Siza, por sucessivos enxertos que deixaram uma série de rastos no espaço e no tempo.

A relação entre arquitetura e tempo é múltipla e complexa. Por um lado, cada obra de arquitetura é exposta à passagem do tempo, tanto através da ação do homem como da natureza. A vida dos edifícios é prolongada ao longo do tempo, tanto através de sucessivas extensões e alterações, que transformam os seus espaços e a sua imagem, como através do seu próprio envelhecimento. Por outro lado, sabemos bem, pelo menos desde Le Corbusier, que o tempo é uma parte integrante e essencial da experiência da arquitetura. A arquitetura – e particularmente na cultura ocidental – tem demonstrado um forte desejo de durabilidade, de permanência. No entanto, em muitas ocasiões, foram precisamente algumas construções efémeras, tais como pavilhões de exposição, que, libertadas de muitos dos constrangimentos que normalmente acompanham o desenvolvimento de um projeto, se tornaram lugares de experimentação que contribuíram decisivamente para o progresso da disciplina.

O trabalho dos arquitetos participantes na edição deste ano das Talks engloba todo este arco, desde intervenções em edifícios históricos a várias formas de construções efémeras.

A palestra de abertura será proferida por David Chipperfield, e os oradores incluem Alison Brooks (Londres), Carla Juaçaba (Rio de Janeiro), Momoyo Kaijima (Atelier Bow-Wow, Tokyo), Juan Navarro Baldeweg (Madrid), João Mendes Ribeiro (Coimbra) e José María Sánchez García (Madrid).

Para além de Álvaro Siza, o Comité Científico das “The Álvaro Siza Talks” é composto por Eduardo Souto de Moura, Farrokh Derakhshani (Diretor do Prémio Aga Khan de Arquitetura), Philippe Vergne (Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves) e Carles Muro (coordenador das The Álvaro Siza Talks).

“The Álvaro Siza Talks” são organizadas pela Fundação de Serralves em colaboração com o Prémio Aga Khan de Arquitetura.

 

Programa

16 de novembro

19:00 Abertura

19:30 Conferência de abertura por David Chipperfield

 

17 de novembro

17:30 Alison Brooks

18:30 José M. Sánchez García

19:30 Momoyo Kaijima

 

18 de novembro

17:30 Carla Juaçaba

18:30 João Mendes Ribeiro

19:30 Juan Navarro Baldeweg

 

As conferências serão em inglês, com tradução simultânea para português.

LINKS
ORADORES
  • David Chipperfield
  • Alison Brooks
  • Carla Juaçaba
  • Momoyo Kaijima
  • Juan Navarro Baldeweg
  • João Mendes Ribeiro
  • José María Sánchez García
ESPECIFICAÇÕES
  • 4ª edição : The Álvaro Siza Talks
  • Tema: "Conversas com o Tempo"
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »