Surrationalism: Chris Marker Dormitories in Paris

Início em 04/12/2017 até 07/12/2017

Categorias: Conferências

Para assinalar a publicação da revista e o fecho deste ciclo editorial, a Dédalo 2017 promove no próximo dia 07 de Dezembro pelas 19 horas, no Auditório Fernando Távora, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, a conferência “Surrationalism: Chris Marker Dormitories in Paris”, pelo arquitecto francês Éric Lapierre. 

A entrada é livre, estando sujeita à lotação do auditório, e a comunicação será proferida em inglês.

Éric Lapierre

É arquitecto pela École d’Architecture de Paris-Tolbiac (França) e exerce desde 1999 em escritório em nome próprio – Éric Lapierre Experience. Concilia a prática profissional com a curadoria, investigação e ensino. É professor de teoria e projecto na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EFPL) e na ENSA Marne-la-Vallé Paris Est, e já leccionou como professor convidado na Accademia di Architettura di Mendrisio, na Université de Montréal e na KU Leuven em Ghent. Em 2011 recebeu o Prémio Especial do Júri da Bienal de Arquitectura de São Paulo. Entre outros livros, editou Identification d’une ville – Architectures de Paris (2002); Architecture of the Real (2004); Guide d’architecture de Paris 1900-2008 (2008); e Le Point du Jour, une architecture concrète (2011). Actualmente lidera a equipa seleccionada para a curadoria da Trienal de Arquitectura de Lisboa de 2019.

Sobre a Revista Dédalo 2017
Processos de Criatividade: sujeito – disciplina – circunstância
O projecto da Dédalo 2017 promove uma discussão sobre processos de criatividade, com enfoque particular na condição artística da arquitectura. Perante a pluralidade de processos reconhecidos como criativos, e de modo a estruturar a abordagem, propõe-se como ponto de partida uma escala de reflexão formada por três eixos: sujeito, disciplina, circunstância.
Entenda-se, então, por processo criativo uma sucessão de pensamentos e acções praticados por um sujeito, apoiando-se num conjunto de conhecimentos – disciplinares ou não –, e confrontando-se com uma determinada circunstância, resultando na criação de um objecto, situação ou ideia. A diversidade nos processos gera-se a partir de distintas relações, ou formas de participação, entre sujeito-disciplina-circunstância. Reconhece-se que podem ser processos complexos e contraditórios, movendo-se entre racionalidade e intuição, perturbados por erros e imprevistos, e permeáveis ao acaso e ao aleatório.
Em suma, pretende-se investigar o posicionamento do sujeito, a influência da disciplina e a preponderância das circunstâncias no processo criativo. Quer-se um debate próximo dos alunos e das suas práticas durante a aprendizagem. É um convite aberto à discussão participada por todos, com lugar para contributos de natureza teórica e prática, vindos dos vários campos disciplinares que se debatem com as questões próprias dos processos de criatividade.

Revista Dédalo
A Dédalo é uma publicação e promotora cultural dos estudantes da FAUP, departamento autónomo da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A Dédalo 2017 é apoiada institucionalmente pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

LINKS
ORADORES
  • Éric Lapierre
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Surrationalism: Chris Marker Dormitories in Paris
PDFS
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE