UM FILME FALADO: ou o Cinema e as outras Artes

Início em 08/10/2022 até 13/05/2023

A partir do próximo dia 8 de outubro, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, apresenta o ciclo UM FILME FALADO: ou o Cinema e as outras Artes.
Cada sessão será precedida por uma breve apresentação, seguindo-se uma conversa entre dois convidados e a moderadora Anabela Mota Ribeiro.

A sessão de abertura é já no dia 8 de outubro, sábado, às 17h00. Com o tema Cinema e arquitetura, contará com a participação de Catarina Mourão (cineasta) e Nuno Grande (arquiteto).
O filme escolhido para esta primeira sessão foi Visita ou Memórias e Confissões (1982-2015), de Manoel de Oliveira.

Oito sessões, nos segundos sábados de cada mês, seguidas por conversas moderadas por Anabela Mota Ribeiro sobre as relações do cinema com as outras artes.

“A casa tem um certo mistério. O meu espírito habitou nela cerca de 40 anos. Viu criar e crescer duas gerações. Amareleceu e enrugou como as folhas das árvores no Outono.” A apresentação da casa é de Manoel de Oliveira e nela cabe uma ideia de tempo cronológico, tempo biológico, tempo imaterial, de “um tempo que foi e um futuro que vai ser passado”. Uma casa é um corpo, um corpo é uma casa, é um mapa onde se desenham órgãos, músculos, tecidos, veias, e mesas, quadros, fotografias de família, escadas, as rosas e as máquinas. Manoel aponta para o lugar onde escreve a planificação dos seus filmes. Os filmes apontam – e revelam – o espírito, a inquietude, o desejo, convocam outras artes, os fantasmas, o enigma, uma noção de transcendência e de pertença – infinitesimal – a um certo contínuo. Naquele espaço conflui um tempo, daquele instante brota uma folha, uma pétala. A ramificação é extensa.

A literatura, o teatro, o pensamento, a música são elementos centrais no cinema de Oliveira. Este ciclo é composto de uma série de sessões nas quais se exploram as relações do cinema com algumas dessas artes (compartimentos, galhos…, para prosseguirmos a metáfora) e se potencia um diálogo de Oliveira com (e a partir de) grandes clássicos da cinematografia mundial. O desenho é simples: oito sessões, subordinadas a temas diversos (arquitectura, teatro, música, fotografia, dança, literatura, pintura e filosofia), discutidos por um grupo de pessoas de diferentes áreas e de diferentes gerações. O programa começa com uma apresentação de 15 minutos por cada uma das duas pessoas presentes, que é um modo de dar a ver e sublinhar sequências, planos, subtexto, linguagem simbólica, seguido de exibição do filme, e por fim discussão entre os dois de cerca de 30 / 45 minutos.

Para cinéfilos mais jovens, o programa permite, além do mais, a descoberta e o encontro em grande ecrã com filmes clássicos e com uma genealogia de autores como Jean Renoir, Visconti ou Mizoguchi na qual Manoel de Oliveira se insere. Na elaboração desta lista de clássicos, tivemos em atenção a sua relação com o cinema de Oliveira, mas, sobretudo, pensámos no modo como neles aparece enfatizada uma determinada disciplina artística, aquela que vai ser discutida pelos participantes. Assim, não é obrigatório que a relação com Oliveira apareça reflectida nos comentários. Excepto, é claro, no filme escolhido para abrir o ciclo: Visita ou Memórias e Confissões (1982-2015). Na escolha dos nomes, a paridade de género e o cruzamento de perspectivas foram uma preocupação; e procurámos vozes originais, estimulantes, fecundas. Modo de concretizar: ciclo de sessões mensais, aos sábados à tarde.

Anabela Mota Ribeiro
Conceção e moderação

PROGRAMA

08 OUT | SÁB | 17H00

CINEMA E ARQUITECTURA

VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES
Manoel de Oliveira

PT | 1982-2015 | 68’

Com Catarina Mourão (cineasta) e Nuno Grande (arquitecto)

 

12 NOV | SÁB | 17H00

CINEMA E TEATRO

LE CARROSSE D’OR

Jean Renoir

FR, IT | 1952 | 103’

Com Marco Martins (cineasta) e Sara Carinhas (atriz)

 

10 DEZ | SÁB | 17H00

CINEMA E MÚSICA

SENSO

Luchino Visconti

FR, GR | 1954 | 93’

Com Joana Matos Frias (prof. de Literatura) e Paulo Pires do Vale (prof. e curador)

 

14 JAN | SÁB | 17H00

CINEMA E FOTOGRAFIA

LA JETÉE

Chris Marker

FR | 1962 | 28’

Com Filipa Ramos (curadora) e Sérgio Mah (curador)

 

11 FEV | SÁB | 17H00

CINEMA E DANÇA

MODERN TIMES

Charlie Chaplin

USA | 1937 | 87’

Com Cláudia Varejão (cineasta) e Maria José Fazenda (teórica da dança)

 

11 MAR | SÁB | 17H00

CINEMA E ESCRITA

LETTER FROM AN UNKNOWN WOMAN

Max Ophüls

USA | 1949 | 86’

Com Djaimilia Pereira de Almeida (escritora) e Rosa Maria Martelo (prof. de Literatura)

 

15 ABR | SÁB | 17H00

CINEMA E PINTURA

UTAMARO E AS SUAS CINCO MULHERES

Kenji Mizoguchi

JP | 1946 | 106’

Com Marta Mestre (curadora) e Nuno Crespo (crítico de arte e prof. de Filosofia)

 

13 MAI | SÁB | 17H00

CINEMA E TRANSCENDÊNCIA

A PALAVRA

Carl
Theodor Dreyer

DK | 1955 | 126’

Com Daniel Jonas (poeta) e João Constâncio (prof. de Filosofia)

 

LINKS
ORADORES
  • Catarina Mourão (cineasta) e Nuno Grande (arquitecto)
  • Marco Martins (cineasta) e Sara Carinhas (atriz)
  • Joana Matos Frias (prof. de Literatura) e Paulo Pires do Vale (prof. e curador)
  • Filipa Ramos (curadora) e Sérgio Mah (curador)
  • Cláudia Varejão (cineasta) e Maria José Fazenda (teórica da dança)
  • Djaimilia Pereira de Almeida (escritora) e Rosa Maria Martelo (prof. de Literatura)
  • Marta Mestre (curadora) e Nuno Crespo (crítico de arte e prof. de Filosofia)
  • Daniel Jonas (poeta) e João Constâncio (prof. de Filosofia)
  • MODERAÇÃO
  • Anabela Mota Ribeiro
ESPECIFICAÇÕES
  • Cinema e Arquitetura: UM FILME FALADO: ou o Cinema e as outras Artes.
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