Um mês para celebrar o Dia Mundial da Arquitectura

Início em 07/10/2019 até 29/10/2019

Categorias: outros

Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos marca o Dia Mundial da Arquitectura, que se comemora esta segunda-feira, com um conjunto de iniciativas que se estende ao longo do mês de Outubro.

Nesta agenda cultural, há espaço para tudo: de uma transferência sonora entre Lisboa e Assunção, no Paraguai, à homenagem sentida ao Arquitecto Victor Consiglieri, o programa contempla ainda uma exposição dedicada às últimas duas décadas da Seçcão Regional do Sul e a cerimónia de receção dos novos arquitectos.

O Dia Mundial da Arquitectura celebra-se esta segunda-feira, dia 07 de Outubro, e a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos junta-se às comemorações com uma agenda de iniciativas que se estende ao longo deste mês e que pretende promover e sublinhar o papel da Arquitectura como elemento central da sociedade.

De 7 a 11 Outubro
Instalação sonora na XI Bienal Ibero- Americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU)
Sede da OA das 13h às 18h – entrada livre

E porque a efeméride é mundial, a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos participa em uma instalação sonora na XI Bienal Ibero-Americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), que decorre por estes dias em Assunção, no Paraguai. Entre os dias 07 e 11 de Outubro, os sons de Lisboa vão atravessar fronteiras e chegar ao outro lado do Atlântico, enquanto a sede da Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, encher-se-á de sons do mundo.

“De todas as características próprias de uma cidade talvez seja o som a que melhor expressa o tempo e o lugar. (…) Os sons da cidade desenham os seus diferentes espaços (…)”. A instalação, Transferências Iberoamericanas, trata de transferir o som de ruas na Cidade do México, Ilhas Canárias, Granada, Lima, Lisboa, Quito, San José ou San Salvador em tempo real e em directo para a BIAU, em Assunção. Em simultâneo, a instalação poderá ser ouvida na sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa das 13h às 18h de dia 7 a 11 de Outubro.

23 de Outubro, pelas 18h30
Lançamento do livro “As quatro etapas da Arquitectura Contemporânea”, da autoria de Victor Consiglieri
Biblioteca da sede da OA, Lisboa

Falecido em Abril deste ano, aos 90 anos de idade. O momento servirá de homenagem a este grande vulto da Arquitectura Portuguesa que passou o último ano e meio da sua vida na sede da Ordem dos Arquitectos em pesquisa para finalizar a obra que agora será lançada.

Com uma intensa e profícua actividade, o Arquitecto Victor Consiglieri iniciou o seu percurso, em 1954, na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas, tendo passado depois pelas Habilitações Económicas, onde colaborou, por exemplo, nos projectos para os bairros Silva Porto e de Queluz. Transitou mais tarde para a Comissão dos Equipamentos Coletivos da Secretaria de Estado da Segurança Social, onde elaborou vários projetos para equipamentos sociais. Victor Consiglieri projetou também um conjunto de moradias e de edifícios públicos como a sede da Agência Militar no Largo da Sé em Lisboa, o edifício da GNR em Almodôvar e projetos para os edifícios da GNR em Alvaiázere e Reguengos de Monsaraz. O arquiteto realizou ainda projetos para entidades oficiais como a Escola Agrícola em Cabo Verde ou a Igreja em Moçâmedes, em Angola.

O lançamento póstumo da sua obra “As quatro etapas da Arquitectura Contemporânea” contará com a presença da sua família e amigos, na Biblioteca da Sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

24 de Outubro, pelas 19 horas, Teatro Thalia
Cerimónia de Recepção aos Novos Membros da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos

Neste mês em que se celebra a Arquitectura, tem também lugar a Cerimónia de Recepção aos Novos Membros da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos. No dia 24 de Outubro, pelas 19 horas, a presidente do Conselho Directivo da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, Paula Torgal, dará as boas-vindas a todos os novos arquitectos que passaram de membros estagiários a efectivos em 2018. O evento, que acontece pela primeira vez fora da sede da Ordem dos Arquitectos, terá lugar no renovado Teatro Thalia, também em Lisboa, com os novos arquitectos pertencentes à Secção Regional do Sul a receberem os diplomas.

29 de Outubro, pelas 19 horas
Inauguração da exposição “A História da Casa – Reflexão”, na sede da Ordem dos Arquitectos

Esta mostra insere-se nas comemorações dos 20 anos da Ordem dos Arquitectos, cumpridos em 2018 e que a Secção Regional do Sul tem vindo a assinalar com um conjunto de iniciativas ao longo de 2018 e 2019. Depois de uma primeira exposição, em que foi apresentada a retrospectiva da História da Casa desde os primórdios até ao ano de 1998, data em que passou a designar-se Ordem dos Arquitectos, esta segunda exposição reúne os principais momentos-chave das duas últimas décadas, refletindo sobre o futuro.

A mostra “A História da Casa – Reflexão”, na impossibilidade de conseguir abarcar todos os momentos marcantes e actividades desenvolvidas nestas duas últimas décadas, apresenta alguns dos acontecimentos relevantes ocorridos na sociedade que influenciaram diretamente a prática dos arquitectos, assim como os esforços desenvolvidos ao longo dos anos para que a profissão fosse reconhecida pela sociedade. A exposição exibe ainda informação sobre os Dirigentes Associativos da Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, expondo também algumas das atividades mais relevantes da instituição.

LINKS
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Um mês para celebrar o Dia Mundial da Arquitectura
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas