Vasco Vieira da Costa: Biblioteca de Detalhes

Início em 14/11/2019 até 20/12/2019

A Mostra Vasco Vieira da Costa: Biblioteca de Detalhes, comissariada por Margarida Quintã, vencedora, com Luís Ribeiro da Silva, do Prémio Távora 2019, dará a conhecer um conjunto de desenhos particularmente focado em soluções e pormenores construtivos provenientes do acervo documental do arquiteto Vasco Vieira da Costa.
Vasco Vieira da Costa (1911-1982), a viver em Angola desde os 2 anos de idade, veio para a Escola Superior de Belas Artes do Porto aos 27 anos estudar arquitetura, tendo completado a sua formação em 1949. Em Paris, trabalhou com Le Corbusier e diplomou-se em urbanismo pela Faculdade de Ciências em Paris (1948). Regressou a Angola em 1949, onde veio a desenvolver a parte mais significativa da sua obra, estando ainda na origem do primeiro curso de arquitetura do país, fundado em Luanda em 1979.
O acervo deste arquiteto é constituído por cerca de 1300 desenhos que são património da Universidade Agostinho Neto. Entre 2014 e 1015, estes desenhos foram alvo de tratamento e restauro, numa intervenção desenvolvida pela Fundação Marques da Silva em parceria com a Oficina de Conservação e Restauro da U. Porto.
A Mostra inaugura a 14 de novembro, na Casa-Atelier José Marques da Silva, às 18h30, e manter-se-á patente ao público até 20 de dezembro. Pode ser visitada de terça a sexta feira, das 14h30 às 17h30. A realização de visitas noutros horários carece de agendamento prévio.

Programa Paralelo

A primeira mesa-redonda prevista no programa paralelo à Mostra realiza-se a 14 de novembro, às 18h30, na Casa-Atelier José Marques da Silva e vai reunir três colaboradores de Vieira da Costa: António Madureira, José Quintão e Manuel Correia Fernandes, com moderação de Eliseu Gonçalves.
Seguir-se-á, a 12 de dezembro, também na Casa-Atelier José Marques da Silva, às 18h30, uma segunda mesa redonda que abordará os desafios que se colocam hoje à preservação de arquivos de arquitetura, com Ana Freitas (Oficina de Conservação e Restauro da U. Porto), Ana Tostões (Docomomo International), Daniel Quintã (Iperforma) e Julia Albani (Canadian Centre for Architecture), moderados por Luís Urbano (Fundação Marques da Silva).

Vasco Vieira da Costa: Biblioteca de Detalhes é uma Mostra organizada pela Fundação Marques da Silva, em parceria com a Universidade Agostinho Neto, e conta com o apoio da Iperforma e do Docomomo International.

LINKS
ORADORES
  • António Madureira
  • José Quintão
  • Manuel Correia Fernande
  • Moderação :
  • Eliseu Gonçalves
ESPECIFICAÇÕES
  • Tema: Vasco Vieira da Costa: Biblioteca de Detalhes
Galeria
eventos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total