Início em 14/06/2023 até 14/06/2023
O Curso Arquitectura e História . Um Museu Imaginário é constituído por um conjunto sequencial de 5 módulos, com a duração de aproximadamente 2 horas, e será uma viagem pelos vários momentos que marcaram a história da evolução do espaço arquitectónico até ao século XIX. Tal como numa odisseia, cada módulo assume-se como um canto com voz própria, pois consubstancia-se numa colecção de obras que traduzem situações e circunstâncias consideradas relevantes até aos nossos dias. O objectivo é providenciar conhecimento respectivo e, sobretudo, fomentar reflexão e juízo críticos, sedimentar consciência disciplinar e estimular a actividade projectual. Para o efeito, os conteúdos de cada módulo serão leccionados a partir da projecção de um conjunto de imagens alusivas à colecção de obras, com desejável interacção com a assistência.
CONTEÚDOS
Módulo 01 Canto da Terra
28 Abril, 18h
Especula-se sobre as origens do espaço arquitectónico a partir da interação da aventura humana com a paisagem terrestre, a paisagem astral, o recinto tribal e as materialidades disponíveis, ou seja, a conceptualização e regulação primordial do espaço arquitectónico entre territorialização, lar e construção. Ponto de Partida: trilhos tribais dos aborígenes australianos.
Módulo 02 Canto de Alvorada 24 Maio, 18h
Especula-se sobre as arquitecturas do primeiro classicismo, do Egipto à Roma Imperial, entre a sublimação progressiva da paisagem, os desafios de crescente diversidade programática (incluindo espaços públicos) e de novas materialidades (materiais e construção), as fixações tipológicas, até à cidade como arquitectura. Ponto de Partida: estátuas “Ranofer”, “Doríforo” de Policleto, e “Augusto Prima Porta”.
Módulo 03 Canto do Céu 14 Junho 18h
Especula-se sobre as arquitecturas medievais, sobretudo imóveis religiosos, entre a espiritualização de espaço e paisagem, o legado e sobrevivência clássicas, a respetiva transformação e adaptação em novos programas, e a estruturalização progressiva da materialidade. Ponto de Partida: mosaico “Christos Pantocrator”, Igreja de Chora (Constantinopla/ Istambul).
Módulo 04 Canto do Homem 28 junho, 18h
Especula-se sobre as arquitecturas do humanismo, entre a recentração de espaço e paisagem no corpo humano, o papel do projecto e seus instrumentos, a reinvenção e transformação clássicas, a experimentação e conceptualização espacial, formal, programática e urbana, e a codificação construtiva e material.
Ponto de Partida: desenho “O Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci.
Módulo 05 Canto da Máquina 12 Julho, 18h
Especula-se sobre as arquitecturas oitocentistas, entre a transformação de espaço e paisagem pelo maquinismo, a reorganização do conhecimento disciplinar, a tipificação e amplitude programáticas, o papel da tecnologia, as primeiras respostas à habitação, novos modelos de cidade, e a experimentação disciplinar. Ponto de Partida: quadro “Caminhante sobre o mar de névoa”, de Caspar David Friedrich.
NOTA BIOGRÁFICA
João Belo Rodeia é arquitecto, docente e crítico de arquitectura. Desenvolve actividade docente em Arquitectura desde 1984, actualmente é professor no Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa (DaUal) e investigador no respectivo Centro de Estudos de Arquitectura, Cidade e Território (CEACT). Membro do European Architectural History Network (EAHN), da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA) e da direcção da respectiva Secção Portuguesa. Membro do DOCOMOMO International e do seu conselho consultivo. Foi Presidente do Instituto Português de Património Arquitectónico (IPPAR) e da Fundação DOCOMOMO Ibérico. Integra os conselhos consultivos da Galeria de Arquitectura NOTE e da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Foi comissário científico da primeira edição da Trienal em 2007, bem como da Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo em 2008. Foi Presidente da Ordem dos Arquitectos (OA) e do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP). Especialista externo do Prémio Mies van der Rohe/ União Europeia em 2015, 2017, 2019 e 2021, e membro dos júris do Prémio AICA de Arte e Arquitectura em 2018 e do Prémio SECIL de Arquitectura em 2019.
INSCRIÇÕES
Enviar e-mail para geral.note@gmail.com ou mensagem para +351 927655825.
1 sessão = 20€
pack de 5 sessões = 85€
Desconto de 10% para estudantes
LOCAL
Galeria de Arquitectura NOTE (Travessa da Cara 32 – Bairro Alto, Lisboa)
- Curso: Arquitectura e História . Um Museu Imaginário
- Módulo 01 : Canto da Terra
- Módulo 02 : Canto de Alvorada
- Módulo 03 : Canto do Céu
- Módulo 04 : Canto do Homem
- Módulo 05 : Canto da Máquina
- https://note.org.pt/
- geral.note@gmail.com
- +351 927 655 825