FAUP Comunicação

Unidade de Formação InovPed | Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar

Início em 25/10/2021 até 26/11/2021

Unidade de Formação InovPed | Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar [25 de outubro – 26 de novembro de 2021] ➡️   

O uso das tecnologias digitais é hoje evidente no ensino e na prática da arquitetura, que se encontra a recuperar um conjunto de teorias e conceitos ligados à ciência da computação, desenvolvidos sobretudo nas décadas de 60 e 70. Com a presença das ferramentas digitais para design e fabricação, remodela-se gradualmente a construção e a sua indústria, e altera-se a definição e função das profissões na área da arquitetura. Desde os anos 90, a arquitetura foi quase exclusivamente desenhada com computadores, o que representa um desafio à componente prática da disciplina, mas também à sua história e teoria. Mais recentemente, a personalização em massa e a impressão 3D cuja teoria e prática começaram a ser abordadas nas escolas de arquitetura estão agora a ser discutidas também por escolas de negócios e de economia em todo o mundo.

Assistimos assim a uma procura reiterada da inovação, o que implica um profundo entendimento não só das tecnologias digitais, mas também de um pensamento crítico acerca da cultura digital que porventura possa orientar a sua aplicação à prática. ‘CULTURA DIGITAL: Espaço(s) de Habitar’ irá explorar um novo foco na teoria e história transversal e interdisciplinar que contribuirá para a formação de um olhar crítico sobre o tema. Por um lado, um enquadramento conveniente da história da tecnologia na arquitetura, e por outro explorando a nível teórico-prático os atuais desenvolvimentos das tecnologias digitais e computacionais na disciplina, abordando outros campos disciplinares, relacionadas e transformadas pelo digital, como o design de comunicação, os media, a cibercultura e as ciências da computação.

 

Informações

Horário: início das aulas a 7 de fevereiro 2022 | 2.º semestre 2021.2022

Local do curso: FAUP

Créditos: 3 Créditos ECTS

Coordenação: André Santos (FAUP-CEAU) e Isabel Clara Neves (CEAU)

Docentes: André Santos (regente, FAUP-CEAU), Isabel Clara Neves (CEAU); José Miguel Carvalhais (FBAUP), Gilberto Bernardes Almeida (FEUP) e José Bragança de Miranda (UNL).

Destinatários

Estudantes, incluindo estudantes de mobilidade, antigos estudantes e profissionais de diferentes áreas disciplinares como: Arquitectura, Design, Artes, História da Arte, Engenharias e áreas afins.

Mais informações

www.arq.up.pt > cursos > formação contínua > Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar

InovPed

As unidades curriculares InovPed são uma iniciativa da Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica que conta com o apoio e aprovação dos Conselhos Pedagógicos de todas as faculdades da U.Porto. Estas são unidades curriculares criadas especificamente com o propósito de fomentar a multidisciplinariedade na Universidade do Porto, ou seja, independentemente do local onde se realizem, cada uma destas UC’s está aberta a estudantes de todas as unidades orgânicas e, em alguns casos, a profissionais.

Mais informações em inovacaopedagogica.up.pt

A UC InovPed Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar foi uma das duas propostas da FAUP – a par da UC InovPed Saúde, Bem-Estar e Arquitetura – que integra a reduzida lista das cinco aprovadas pela Universidade do Porto que serão oferecidas, pela 1.ª vez, no 2.º semestre de 2021.2022.

Mais informações em www.arq.up.pt

FORMADORES
André Santos (regente, FAUP-CEAU)
Isabel Clara Neves (CEAU)
José Miguel Carvalhais (FBAUP)
Gilberto Bernardes Almeida (FEUP)
José Bragança de Miranda (UNL)
ESPECIFICAÇÕES
  • Unidade de Formação InovPed : Cultura Digital - Espaço(s) de Habitar
  • Candidaturas: 25 de outubro - 26 de novembro de 2021
Galeria
formacoes RELACIONADOS
PUBLICIDADE