Workshop Design Systems

Início em 10/05/2019 até 22/07/2019

Categorias: workshops

 

 

DESIGN AND DEMOCRACY

A criação intencional de modalidades de relação entre nós e os outros, isto é, a produção de formas de interação social, corresponde ao que entendemos por Design. Estes processos de modelação social relevam da ação do design, da produção de objetos, ambientes e interfaces, formas de comunicação e representação, serviços, programas e políticas que operam a mediação e a modelação da experiência humana.

 

 

DESIGN SYSTEMS . CURADOR/ FRANCISCO LARANJO
Em design gráfico, o conceito de sistemas está profundamente enraizado em aspectos formais. Quando este termo é invocado, é normalmente relacionado com a macrotipografia, envolvendo design editorial e composição tipográfica, mas também a microtipografia, abordando o design tipográfico e a tipografia paramétrica, por exemplo. O branding e a sinalética são duas áreas que praticamente reivindicam a exclusividade do uso de “sistemas” no design gráfico. Esta série de residências, intitulada Design Systems, pretende desafiar essa tradição, proporcionando uma plataforma para a investigação do pensamento sobre “sistemas” na sua relação com o design – estrutura e comportamento –, trabalhando abertamente com vista a uma compreensão politizada da sua prática e teoria.

Em Thinking in Systems (2009), a cientista ambiental Donella Meadows defende que “um sistema deve consistir em três tipos de coisas: elementos, interconexões e uma função ou propósito”. Esta série de residências, assumindo a forma de workshops colaborativos abertos a um público diverso, irá questionar os sistemas que dão forma ao design e o modo como, por sua vez, o design os reforça e alimenta. Explorando uma variedade de perspetivas, desde a política aos media e ao jornalismo, da informação financeira à economia, estas residências formarão de forma colaborativa o quinto volume da revista Modes of Criticism. Inclui contribuições de Luiza Prado e Pedro Oliveira (A Parede), Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED) e Ruben Pater (Untold Stories).

 

 

— workshop 1 | 10–12 maio 2019
DESIGN SYSTEMS: IMPOSSIBLE METHODS
Por Luiza Prado & Pedro Oliveira (A Parede)

[inscrição até 12 abril | seleção até 19 abril | pagamento até 26 abril]

O ato de fazer design produz outros designs, e fá-lo intervindo em relações totalmente dependentes do contexto e de uma base sociocultural. Entendemos o ato de fazer design enquanto produtor de material discursivo; defendemos que o discurso produzido por artefactos de design nunca pode ser algo mais do que provisório e performativo. Os participantes começam com um artefacto de design, que lhes é pedido que tragam para a sessão – em resposta a um conjunto de palavras-chave ou statement previamente entregue por nós – e lentamente ‘descascam’ as redes e ligações que dão forma à existência desse objeto no mundo, bem como às suas implicações de uso. Este ‘descascar’ pode ser uma narrativa, uma performance, um mapeamento ou qualquer outro meio disponível e/ou desejado; não importa o como, mas sim “o quê” e “porquê”.

Luiza Prado & Pedro Oliveira são investigadores, artistas e educadores, trabalham com e à volta do pensamento decolonial. Em conjunto, trabalham como A Parede e são membros fundadores do grupo Decolonising Design.

 

 

— workshop 2 | 31 maio–2 junho 2019
DESIGN SYSTEMS: NEWS THAT WILL CHANGE THE WORLD
Por Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED)

[inscrição até 26 abril | seleção até 3 maio | pagamento até 10 maio]

O mundo está a mudar: de que lado estás? As mudanças globais estão imbuídas de ficção, captada através de metáforas, personagens imaginadas e poderes invisíveis. À medida que a realidade se torna o guião da nossa bolha noticiosa, a ficção revela-se um meio necessário de lidar com o real. Neste workshop intensivo de três dias, os participantes investigam as narrativas subjetivas das realidades globais, das fake news e teorias da conspiração à imaginação coletiva da internet. O programa irá explorar os arquivos noticiosos da Biblioteca Municipal do Porto; microfilmes, filmagens digitais, materiais impressos e dados históricos. Utilizaremos metodologias interseccionais de pesquisa para descobrir os padrões invisíveis e reunir novas peças probatórias que possam formar uma narrativa coerente. Utilizando material noticiosos como propaganda para cenários futuros, com humor, sarcasmo e boa vontade, o objetivo do workshop é apresentar uma versão alternativa da realidade.

Belle Phromchanya é co-fundadora do ACED, um instituto de design, arte e jornalismo que tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre os vários campos, através da realização de produção experimental, pesquisa e desenvolvimento de conhecimento e programas públicos.

 

 

— workshop 3 | 20–21 junho 2019
DESIGN SYSTEMS:MEANS OF PRODUCTION
Por Ruben Pater (Untold Stories)

[inscrição até 17 maio | seleção até 24 maio | pagamento até 31 maio]

Quando termos como design crítico ou design político são invocados, tendem a referir-se ao tema e não às condições do próprio design gráfico. As condições económicas subjacentes à produção e consumo do design continuam, em grande parte, a não ser questionadas. Este workshop propõe-se mapear, desconstruir e visualizar os meios de produção do design gráfico contemporâneo no contexto das cidades do Porto e de Matosinhos. Os meios de produção referem-se a todas as ferramentas, matérias-primas, fábricas e inputs utilizados para a produção de valor económico. No design gráfico, estes meios são o software, o hardware, as ferramentas gráficas, as redes de contactos, as gráficas, as tintas, as empresas de distribuição (digital), os canais de transmissão e as organizações privadas e governamentais que cedem espaços educacionais e expositivos, etc.. A visualização dos meios de produção deste mesmo workshop será apresentada como uma linha de produção sob a forma narrativa no espaço público.

Ruben Pater, sob a designação Untold Stories, cria narrativas visuais que procuram apoiar a solidariedade, a justiça e a igualdade. O seu Drone Survival Guide (2013) recebeu atenção global enquanto peça de discussão sobre os drones militares; o livro The Politics of Design (BIS Publishers, 2016) aborda a responsabilidade dos designers na cultura visual. É orientador na Royal Academy of Arts (Haia).

 

 

INSCRIÇÃO
Formulário online ver link.

 

 

LOCAL
Shared Institute

 

 

INFORMAÇÕES
Maioritariamente em inglês.

Máx.10 participantes.

Para estudantes de design, designers, jornalistas, investigadores, escritores.

Material necessário computador (workshop 2 e 3) e material de escrita (workshop 3).

Critério de seleção: diversidade de participantes, nos seus interesses, especialidades e formação.

Workshop grátis

Registo obrigatório [pagamento 35 €].

Galeria
formacoes RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum PRO

Sistemas Construtivos Cobert