Doze ateliês de arquitetos portugueses vão participar na 14ª edição da Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. A presença nacional nesta importante exposição de arte vai debruçar-se sobre o tema “Homeland – News from Portugal”.
A representar Portugal vão estar os ateliês e arquitetos Adoc Architects, André Tavares, Artéria, Ateliermob, Like Architects, Mariana Pestana, Miguel Eufrásia, Miguel Marcelino, Paulo Moreira, Pedro Clarke, Sami Arquitectos e Susana Ventura.
Homeland | News from Portugal aborda o tema da habitação enquanto elemento essencial e primário da construção urbana e territorial, reflexo social e cultural de quem a habita.
Segundo Pedro Campos Costa o desafio da participação portuguesa na Bienal de Arquitectura de Veneza em 2014 é o de apresentar uma reflexão que envolva um reconhecimento alargado ao país, em duas dimensões distintas: um mapeamento da diversidade tipológica habitacional no território português e uma reflexão crítica mas, também prospectiva, sobre seis temáticas tipológicas – temporária, informal, unifamiliar, colectiva, rural e reabilitação
A 14.ª edição vai ter como curador geral o arquiteto holandês Rem Koolhaas, o autor do projeto da Casa da Música, no Porto, que definiu como tema base da edição deste ano o conceito “Fundamentals”.
Os portugueses vão estar presentes no Arsenale, um das zonas da exposição da Bienal. A Bienal vai decorrer entre 07 de Junho a 23 de Novembro de 2014, nos espaços Giardini e Arsenale, em Veneza.