Arranca no próximo dia 5 de setembro uma nova edição da Maison&Objet, um dos certames mundiais mais relevantes para os setores do mobiliário e design de interiores, que irá contar com a presença de 36 empresas nacionais. Até ao dia 9 de setembro, todos os visitantes e profissionais poderão conhecer as últimas novidades do melhor design produzido no nosso país, em Paris, na capital do principal mercado de exportação das empresas portuguesas.
Recorde-se que o cluster do mobiliário e afins em 2023 registou o melhor ano de sempre das exportações, superando os 2 mil milhões de euros em vendas ao exterior entre janeiro e dezembro de 2023.
França foi responsável por mais de 32% das exportações, importou quase mais 8% face a igual período em 2022 e mantém a posição cimeira como principal destino dos produtos nacionais.
De acordo com Joaquim Carneiro, Presidente da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins), que coordena a participação do contingente português, “a Maison&Objet é, sem dúvida, um dos certames de referência mundial para este cluster. A participação de 36 empresas portuguesas nesta edição demonstra a relevância do design Made in Portugal no panorama internacional e ajuda na
consolidação e reconhecimento das nossas empresas em vários mercados internacionais.”
Esta ano, o certame comemora os seus 30 anos de existência. A presente edição tem como tema principal “Terra Cosmos” focando-se na novidade, na criatividade e na inovação, assim como nos desejos e expectativas dos consumidores.
Após rumarem a França, ainda no mês de setembro, será possível conhecer o melhor do design oriundo de Portugal nas feiras Intergift, Independent Hotel Show Miami, FIND Singapura e Hábitat Valencia.
Sobre a APIMA:
A APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) é uma associação empresarial sem fins lucrativos, criada em 1984, de direito privado e âmbito nacional, sediada no Porto. A Associação tem como desígnio representar as empresas do setor e promover o desenvolvimento de condições que aumentem a sua competitividade nacional e internacional.