4000 Ateliers – Percurso pelos ateliers de arquitectura da Baixa do Porto

Categorias: Arquitetura

No próximo dia 12 de Novembro, Sábado, entre as 16h e as 20h, um grupo de ateliers de arquitectura localizados na baixa do Porto está em modo “Open House”, no âmbito da 1ª edição do “4000 Ateliers – Percurso pelos Ateliers de Arquitectura da Baixa do Porto”.

A ideia, já realizada noutros países, e aqui implementada por 5 jovens arquitectos de forma totalmente independente, tem como princípio dar a conhecer os arquitectos e os seus espaços de trabalho, as ideias, os projectos e as obras, num espírito de festa e de celebração da Arquitectura.

 

Ao longo do mês e no dia do evento serão distribuídos flyers e afixados cartazes com a localização dos diversos ateliers e uma sugestão de percurso possível. Marta Bordalo e Márcio Meireles, arquitectos do Atelier das Formas, realçam o facto de que “cada atelier será identificado nas fachadas dos edifícios através de um elemento identificador do evento que permitirá o reconhecimento imediato aos visitantes que percorrerem as ruas da Baixa do Porto no dia 12 de Novembro”.

 

Segundo Joana Leandro Vasconcelos, arquitecta e fundadora do Atelier in.vitro, localizado no emblemático edifício “A Nacional” do Arquitecto Marques de Silva, “o que se pretende com o evento é aproximar a arquitectura das pessoas e desfazer o mito de que a arquitectura é uma área inacessível”. Acrescenta que “há uma série de ateliers de arquitectura localizados na baixa do Porto que merecem ser visitados, quer pelos trabalhos aí desenvolvidos, quer pelos edifícios que ocupam” e que “este evento será também dinamizador para a baixa e uma oportunidade única para conhecer outras janelas com novas perspectivas da cidade, visitar edifícios emblemáticos e percorrer espaços surpreendentes”.

 

A primeira edição contará com a participação de mais de 20 ateliers de arquitectura localizados na baixa do Porto que, tal como referem Catarina Santos e Alexandre Gamelas, arquitectos e recém instalados na Rua do Almada, “abrem as portas e convidam cidadãos, turistas e curiosos a descobrir estes espaços de criação, num percurso pedonal pelo centro histórico”.

 

Para acompanhar o desenvolvimento do evento e saber que ateliers vão participar poderão consultar o blog (4000ateliers.blogspot.com) e a página do facebook (facebook.com/4000ateliers). Para esclarecimentos poderão enviar um e-mail para: 4000ateliers@gmail.com

 

 

 

Organização:

Alexandre Gamelas, AGCS Arquitectos

Catarina Santos, AGCS Arquitectos

Joana Leandro Vasconcelos, Atelier in.vitro

Márcio Meireles, Atelier das Formas

Marta Bordalo, Atelier das Formas

 

Contactos:

Blog: 4000ateliers.blogspot.com

Social: facebook.com/4000ateliers

E-mail: 4000ateliers@gmail.com

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE