A Roca recebe o galardão máximo ‘Best of the best’ dos prémios de design Red Dot 2019 pela coleção de lavatórios desenhada por Ruy Ohtake

Categorias: produtos

 

A Roca, líder na produção, design e distribuição de produtos para o espaço de banho, recebeu o galardão máximo dos prémios internacionais de design Red Dot, com o melhor design inovador na categoria de ‘Espaços de banho e equipamento sanitário’ e um ‘Best of the best’ pela coleção de lavatórios desenhada pelo reconhecido arquiteto brasileiro Ruy Ohtake.

 

Criada para o mercado brasileiro, a coleção caracteriza-se por um design intemporal e orgânico, inspirado nas formas da natureza; mais concretamente, nas curvas das ondas, na linha do horizonte e na forma mais pura do design, o ovo. Ohtake desenhou quatro modelos de lavatórios, cada um disponível em quatro cores com acabamento mate (branco, grafite, castanho escuro e preto), para além do tradicional branco.

 

 

Toda a coleção foi produzida com a tecnologia Fineceramic®, exclusiva da Roca: um material cerâmico ultrafino com um máximo de 5mm de espessura, que permite ter peças 40% mais leves e 30% mais resistentes comparativamente aos lavatórios convencionais, com paredes muito finas e definidas que oferecem um maior design. Nas palavras do arquiteto, “eu gosto do elemento curvo porque é mais difícil que uma linha reta. O aspeto de uma curva é imprevisível e permite ter várias perceções”. Trata-se da primeira linha de produtos para o espaço de banho desenhada por Ohtake, na qual conseguiu aplicar o seu reconhecido estilo arquitetónico.

 

O Red Dot Award é uma das competições de design de maior prestígio a nível internacional, com mais de 60 anos de história. A cerimónia de entrega de prémios Red Dot 2019 teve lugar em Essen, Alemanha e, entre os premiados, também se encontram marcas como Apple, Samsung, Ferrari ou Sony. Em 2019 foram apresentados mais de 5.500 produtos de designers e fabricantes de 55 países diferentes. Um júri internacional composto por 40 experts de diversas áreas foi responsável por avaliar cada uma das propostas até selecionar os projetos vencedores de cada categoria. Entre os mesmos, são escolhidos os ‘Best of the best’.

 

O Red Dot ‘Best of the best’ é um importante reconhecimento a somar aos que a coleção de Ruy Ohtake para a Roca recebeu em 2018, liderados pelo ‘International Design Awards’ (IDA), com o Prémio de Honra na categoria de Design de Produto; ou o ‘Best in Show’ para a melhor porcelana sanitária em exposição na feira Expo Revestir de São Paulo.

 

A coleção de Ruy Ohtake enquadra-se no histórico de colaboração entre a Roca e os mais prestigiados arquitetos e designers internacionais no desenvolvimento conjunto de coleções exclusivas e outros projetos de grande prestígio internacional. No design de produto, a Roca colaborou nas últimas décadas com Gabriele & Oscar Buratti, David Chipperfield, Ramon Benedito, Belén e Rafael Moneo, Schmidt & Lackner, Javier Mariscal ou Giorgio Armani, que desenhou os produtos da marca Armani/Roca. Estas colaborações, aliadas à vocação de design e inovação da Roca, contribuem para o desenvolvimento do espaço de banho e para a definição de novas tendências no setor.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.