Encontra-se a decorrer um concurso público para nova intervenção no Quarteirão de Carlos Alberto. Com um investimento municipal superior a 500 mil euros, a reabilitação desta parcela deverá dar lugar a três frações habitacionais para acrescentar à oferta de arrendamento acessível, além de uma fração comercial a ocupar o piso térreo.
A empreitada de “Reabilitação integral da parcela 6 da Unidade de Intervenção do Quarteirão de Carlos Alberto” refere-se a um espaço na Rua de Sá Noronha e tem prazo de execução previsto de 20 meses.
A operação, liderada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, representa um investimento de aproximadamente 525 mil euros e insere-se na estratégia global de intervenção definida para aquele quarteirão, que já arrancou em 2020.
O objetivo é inovar ao nível das tipologias dos espaços de residência de modo a criar uma frente de habitação com novas tipologias e da presença de novas funções de serviços, contribuindo para atrair diferentes segmentos de população para esta zona.
A conclusão da empreitada agora a concurso irá possibilitar o término do projeto Pátio Luso implantado na zona central do Quarteirão de Carlos Alberto, ficando assegurada a requalificação integral deste conjunto habitacional e de todo o quarteirão em respeito pelos valores patrimoniais e assegurando preservação do valor histórico e arquitetónico do conjunto.
Os detalhes do concurso público para adjudicação da empreitada podem ser consultados no AQUI.
© Porto.
Foto © Filipa Brito