Agência de Energia do Porto vai liderar projeto europeu no combate à pobreza energética

Categorias: Arquitetura

A iniciativa chama-se Porto Energy ElevatoR (PEER) e tem como objetivo promover a eficiência energética nos edifícios e fomentar o autoconsumo de energia a partir de fontes limpas.

A Agência de Energia do Porto (AdEPorto) vai liderar um projeto europeu que tem como objetivo principal combater a pobreza energética, em linha com os objetivos estratégicos europeus e nacionais, nomeadamente, com a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação de Edifícios.

Entre os principais objetivos do projeto inscrevem-se a promoção da eficiência energética nos edifícios – responsáveis por 30% das emissões de CO₂ na área Metropolitana do Porto a Norte do Douro – e o fomento do autoconsumo de energia, individual e coletivo, a partir de fontes limpas.

Este projeto, que é financiado no âmbito do Horizonte 2020, vai focar-se, numa primeira fase, no edificado dos Municípios da área Metropolitana do Porto a Norte do Douro, intervindo num parque de 3.000 habitações e na promoção de cerca de 12 MW de sistemas de aproveitamento de energia renovável.

«Este projeto vai permitir à AdEPorto atuar de forma ativa no combate à pobreza energética, ao mesmo tempo que contribui para a mitigação das alterações climáticas. Este é um exemplo paradigmático da defesa do ambiente e do planeta, alicerçado numa transição justa e positiva para os nossos cidadãos», destaca o presidente da Agência de Energia do Porto e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, em comunicado.

Para além da AdEPorto, o consórcio do projeto conta com três parceiros: a RdA Climate Solutions, a S317 Consulting e a TELLES Advogados, que, em conjunto, vão desenvolver ferramentas técnicas, financeiras e legais de apoio à implementação de projetos de eficiência energética e aproveitamento de energias renováveis.

© VI . Fernanda Cerqueira

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE