![](https://espacodearquitetura.com/wp-content/uploads/2015/09/Aires-Mateus-Associados-e-Souto-Moura-Arquitectos-na-lista-dos-26-finalistas-do-concurso-para-o-novo-museu-na-baía-de-Doha.jpg)
Aires Mateus Associados ou Souto Moura Arquitectos podem vir a ser os autores do novo Museu Art Mill, no Qatar.
De entre as 489 candidaturas de 56 países submetidas ao concurso internacional para o projecto do Novo Museu na Baía de Doha, foi elaborada uma lista de 26 finalistas agora divulgada e onde constam os ateliers portugueses.
As equipas seleccionadas foram as seguintes:
Ábalos + Sentkiewicz
Adam Khan Architects
Aires Mateus e Associados
Arab Engineering Bureau
Atelier Bow-Wow
Barozzi / Veiga
David Chipperfield Architects
EAA Emre Arolat Architects
Eduardo Souto de Moura Architects
Elemental
Grupo Aranea
heneghan peng architects
Johnston Marklee
junya.ishigami + associates
Lacaton & Vassal
Mangado Architects_Mangado & Associados
Miralles Tagliabue EMBT
Nieto Sobejano Arquitectos
Noero Architects and The Matrix… cc Urban Designers and Architects
OFFICE Kersten Geers David Van Severen + l’AUC
Patkau Architects
Project Meganom
Renzo Piano Building Workshop
Rice+Lipka Architects
SO-IL
Sou Fujimoto Architects
Estas equipas serão convidadas a pensar estratégias para o local e as suas ligações com a cidade. Posteriormente uma lista de cinco arquitectos, a anunciar no início de 2016, passará à 3ª e última fase do concurso.
O terreno, numa localização privilegiada da baía, esteve até agora ocupado por instalações industriais de moagens, daí o nome que as autoridades deram ao projecto: “Art Mill” (Moinho de Arte). Localiza-se próximo do Museu de Arte Islâmica e do Museu Nacional do Qatar, da autoria de Jean Nouvel.
A área dotal do edifício, ou edifícios, do novo museu deverá ter um total entre 60.000m² e 80,000m² de espaço bruto, além de estacionamento subterrâneo.
“O processo industrial da moagem deixou um fascinante legado na organização espacial dos edifícios existentes, com espaços notavelmente amplos e um percurso ritmado pelos silos verticais. Reutilizar e adaptar essas estruturas será fundamental para o projeto”, comentou Malcolm Reading, organizador do concurso.
“Embora composto predominantemente por galerias e espaços expositivos, o programa do museu também inclui grandes espaços educacionais, de eventos e de conferências, bem como uma estrutura de ponta para a conservação e armazenamento da colecção.”