Aires Mateus Associados e Souto Moura Arquitectos na lista dos 26 finalistas do concurso para o novo museu na baía de Doha

Categorias: Arquitetura

Aires Mateus Associados ou Souto Moura Arquitectos podem vir a ser os autores do novo Museu Art Mill, no Qatar.

De entre as 489 candidaturas de 56 países submetidas ao concurso internacional para o projecto do Novo Museu na Baía de Doha, foi elaborada uma lista de 26 finalistas agora divulgada e onde constam os ateliers portugueses.

 

As equipas seleccionadas foram as seguintes:

Ábalos + Sentkiewicz

Adam Khan Architects

Aires Mateus e Associados

Arab Engineering Bureau

Atelier Bow-Wow

Barozzi / Veiga

David Chipperfield Architects

EAA Emre Arolat Architects

Eduardo Souto de Moura Architects

Elemental

Grupo Aranea

heneghan peng architects

Johnston Marklee

junya.ishigami + associates

Lacaton & Vassal

Mangado Architects_Mangado & Associados

Miralles Tagliabue EMBT

Nieto Sobejano Arquitectos

Noero Architects and The Matrix… cc Urban Designers and Architects

OFFICE Kersten Geers David Van Severen + l’AUC

Patkau Architects

Project Meganom

Renzo Piano Building Workshop

Rice+Lipka Architects

SO-IL

Sou Fujimoto Architects

 

Estas equipas serão convidadas a pensar estratégias para o local e as suas ligações com a cidade. Posteriormente uma lista de cinco arquitectos, a anunciar no início de 2016, passará à 3ª e última fase do concurso.

 

O terreno, numa localização privilegiada da baía, esteve até agora ocupado por instalações industriais de moagens, daí o nome que as autoridades deram ao projecto: “Art Mill” (Moinho de Arte). Localiza-se próximo do Museu de Arte Islâmica e do Museu Nacional do Qatar, da autoria de Jean Nouvel.

 

A área dotal do edifício, ou edifícios, do novo museu deverá ter um total entre 60.000m² e 80,000m² de espaço bruto, além de estacionamento subterrâneo.

 

“O processo industrial da moagem deixou um fascinante legado na organização espacial dos edifícios existentes, com espaços notavelmente amplos e um percurso ritmado pelos silos verticais. Reutilizar e adaptar essas estruturas será fundamental para o projeto”, comentou Malcolm Reading, organizador do concurso.

 

“Embora composto predominantemente por galerias e espaços expositivos, o programa do museu também inclui grandes espaços educacionais, de eventos e de conferências, bem como uma estrutura de ponta para a conservação e armazenamento da colecção.”

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»