
O arquiteto Alejandro Aravena vence o Prémio Pritzker 2016, destacado pela sua capacidade de ampliar o campo de acção do arquitecto para alcançar soluções que permitam melhorar os contextos urbanos e fazer frente à crise mundial de habitação, o júri seleccionou o arquitecto chileno Alejandro Aravena como vencedor da edição de 2016 do Prémio Pritzker. Aravena é o 41° primeiro laureado do prémio e primeiro arquitecto chileno a receber a honraria.
Com 48 anos de idade, Aravena não apenas apresenta uma grande produção de obras privadas, públicas e educacionais no Chile, EUA, México, China e Suíça, mas também conseguiu construir através do escritório ELEMENTAL mais de 2.500 unidades de habitação social, envolvendo-se em políticas públicas habitacionais e tomando as regras do mercado como uma oportunidade de gerar um impacto real de grande alcance.
“Alejandro Aravena sintetiza o renascimento de um arquitecto mais socialmente engajado[…]. Ele tem um profundo conhecimento tanto da arquitectura como da sociedade civil, algo que se reflecte em seus escritos, seu activismo e seus projectos. O papel do arquitecto está agora sendo desafiado a servir a necessidades sociais e humanitárias maiores, e Alejandro Aravena tem respondido a este desafio de modo claro, generoso e pleno”, diz a citação do júri.
Imagens:
UC Innovation Center – Anacleto Angelini, 2014, San Joaquín Campus, Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. Photo by Nina Vidic.
Siamese Towers, 2005, San Joaquín Campus, Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile, University classrooms and offices. Photo by Cristobal Palma.
St. Edward’s University Dorms, 2008, Austin, Texas, USA. Photo by Cristobal Palma.