Aluno da UTAD recebe Prémio Internacional

Categorias: Arquitetura

Uma jovem promessa da Arquitectura Paisagista

O aluno do Mestrado em Arquitectura Paisagista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Nélson Soares, acaba de ser declarado vencedor do Prémio Ibero-Americano Jovem Arquitecto Paisagista / 2010, com o Projecto do Parque Equestre de Abambres (Vila Real).

 

Promovido pelo 7º ano consecutivo, pelo jornal Arquitecturas, do Grupo About Media, pela Vibeiras e Urbaverde, este é um concurso prestigiante quer pelo número de participantes, unicidade, número de edições consecutivas e constituição do júri. Mas é, sobretudo, uma oportunidade para revelar os melhores talentos, quer nacionais, quer no espaço ibero-americano. Ainda na mesma categoria, destinada a jovens menores de 35 anos, uma menção honrosa foi atribuída à brasileira Lisandra Casagrande, da Universidade de São Paulo, pelo projecto O Ouro como Estrutura Urbana. E também o Projecto de Recuperação da Paisagem Pedreira da Madalena, em Vila Nova de Gaia, assinado por Cláudia Gomes, Marlene Soares, Rui Carvalho e Sílvia Gomes, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, embora não sendo premiado, mereceu ser exposto entre os trabalhos destacados.

 

Na categoria Jovens Profissionais, a vencedora foi a equipa constituída por Boaventura Afonso, Marta Afonso, Beatriz Duarte e Tiago Moura, pelo projecto Ampliação do Porto de Aveiro, enquanto Miguel Carvalho foi distinguido com uma menção honrosa pelo trabalho Espaço Transcultural – Envolvente da Igreja Matriz de Loulé

 

Refira-se que o projecto apresentado por Nelson Soares foi orientado pelos docentes da UTAD Arqºs Frederico Meireles Rodrigues e Laura Costa. Tal distinção, por sua vez, contitui uma excelente confirmação da qualidade dos cursos (1º e 2º Ciclos) de Arquitectura Paisagista desta Universidade, sobretudo porque já no ano passado foi também um recém-licenciado aluno da UTAD (Sérgio Pinto) que o ganhou na categoria de Jovem profissional e uma ex-aluna (Rita Salgado) na categoria sénior.

 

fonte: CienciaPT

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE