O arquiteto Álvaro Siza foi distinguido esta 4.ª feira, dia 5 de julho, com a Medalha de Mérito Científico 2023.
As Medalhas de Mérito Científico, atribuídas anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), distinguem “individualidades, nacionais ou estrangeiras, que se tenham distinguido por um valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.
A entrega da Medalha de Mérito Científico 2023 teve lugar durante a sessão de abertura do Encontro Ciência 2023, este ano realizado na Universidade de Aveiro, que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, e da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.
Álvaro Siza Vieira
Formou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955.
Construiu a sua primeira obra em 1954.
Foi Professor Visitante em vários estabelecimentos de ensino. Deu aulas na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto até 2003.
É autor de inúmeros projetos a nível nacional e internacional como a Biblioteca da Universidade de Aveiro e o Depósito de Água, construído em 1991. A Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira), o Museu de Arte Contemporânea da Galiza, a Faculdade de Arquitetura da UPorto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e o Pavilhão de Portugal na Expo 98.Foi o primeiro arquiteto português a receber um Pritzker, em 1992, considerado o Nobel da Arquitetura.
Obteve diversas distinções e prémios, entre os quais, a Medalha de Ouro de Arquitetura do Colégio de Arquitetos de Madrid (1980), o Prémio Nacional de Arquitetura (1993), o Prémio Secil de Arquitetura (1996 e 2000), o Prémio Nacional da Arquitetura Alexandre Herculano (2001) e a Medalha de Ouro do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (2009).