
A antiga Torre e Sala de Controlo do Aeroporto de Santa Maria, nos Açores, vai ser transformado num museu. O concurso público para as obras da empreitada já foi lançado pelo Governo açoriano através da Direcção Regional da Cultura.
O anúncio de procedimento foi publicado esta quarta-feira, 7 de Agosto, em Jornal Oficial, e prevê um prazo de execução da obra de oito meses, sendo o preço base da empreitada de 342 mil euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
A empreitada tem como objectivo a reabilitação da antiga Torre e Sala de Controlo, onde será instalado o museu dedicado à história do Aeroporto de Santa Maria. O espaço deverá manter as principais características arquitectónicas do imóvel, remetendo os visitantes para o “modus operandi” dos anos de funcionamento da antiga torre, enquanto ponto estratégico de apoio à Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, aquando da II Guerra Mundial.
A intervenção tem como pressuposto o mínimo de alterações e envolve a recuperação dos elementos estruturais interiores e exteriores de madeira ou sua substituição, conforme o estado de degradação, a substituição dos envidraçados, tetos e pavimentos, reparação das paredes, pinturas, substituição da cobertura, reformulação da instalação elétrica, rede de águas e esgotos e sistema de AVAC.