Armazém desenhado por Siza Vieira conquista Best of Wine Tourism

Categorias: Arquitetura

O armazém de envelhecimento de vinho desenhado por Siza Vieira para a Quinta do Portal, em Sabrosa, conquistou o prémio “Best of Wine Tourism”, na categoria Arquitectura e Paisagem, anunciou hoje a produtora duriense.

 

Este prémio é atribuído pela Great Wine Capitals Global Network, uma aliança de nove regiões vinícolas que foi fundada em 1999.

 

Os “Best of Wine Tourism” servem como uma referência no sector, sendo considerados como uma espécie de Óscar do vinho.

 

De acordo com um comunicado enviado pela Quinta do Portal à comunicação social, o júri entendeu que o armazém de envelhecimento de vinhos “tem um perfil deslumbrante com um toque de arquitectura contemporânea, estando muito bem integrado no cenário do vale do Douro”.

 

Salienta, ainda, “a vertente ecológica do edifício” e considera “que se trata de uma atracção turística a não perder para todos quantos visitam o Douro”.

 

Com um investimento de quatro milhões de euros, o edifício de Siza Vieira foi inaugurado pelo primeiro-ministro José Sócrates a 06 de Outubro de 2010 e abarca as três áreas de actividade da quinta, a vinha, vinificação e turismo.

 

Uma das grandes preocupações do arquitecto foi a integração e harmonização da estrutura na paisagem duriense, recorrendo por isso aos materiais usados no Douro, como o xisto, a pedra com que se fazem os muros de suporte dos socalcos, bem como a cortiça.

 

O edifício possui uma área de implantação de 2.050 metros quadrados e uma área de construção de 4.722 metros quadrados de betão e aço.

 

O enólogo da Quinta do Portal, Paulo Coutinho, já disse que o armazém permite ter as “condições ideais para um envelhecimento lento e adequado aos moscatéis e todas as categorias de vinho do Porto”.

 

Em Abril, este armazém ganhou também o prémio de Arquitectura do Douro, lançado em 2006 pela Estrutura de Missão do Douro (EMD), e que tem como objectivo estimular as boas práticas de arquitectura na paisagem classificada pela UNESCO em 2001.

 

Imagens:

Quinta do Portal – Exterior

Quinta do Portal – Interior

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE