Arquitecta Portuguesa Helena Vieira entre as 50 destacadas pelo Architizer

Categorias: Arquitetura

Foi ontem publicada pelo site internacional de arquitectura “Architizer” a lista dos 50 nomes femininos que lideram a arquitectura internacional, e que se destacaram nos últimos 5 anos dos prémios de arquitetura Architizer A+.

A Arquitecta Helena Vieira, sócia-fundadora do atelier Plano Humano Arquitectos, é a única portuguesa a figurar nesta lista.

Na lista agora divulgada, encontram-se também nomes como, Odile Decq, Kazuyo Sejima do atelier SANAA (Prémio Pritzker 2010)  ou Yvonne Farrell and Shelley McNamara (Grafton Architects) as recentemente laureadas com o Prémio Pritzker 2020.

O atelier Plano Humano Arquitectos, do qual é sócia, obteve prémios nas últimas duas edições  dos A+ Awards, com os projectos da Capela de Nossa Senhora de Fátima em Idanha-a-Nova no ano de 2018, e com o projectodo edificio “Lisbon Wood” em Lisboa já em 2019.

Os projectos Portugueses podem ser visualizados através dos link´s:

https://architizer.com/projects/lisbon-wood/

https://architizer.com/projects/our-lady-of-fatima-chapel/

 

Sobre Helena Lucas Vieira

Helena Vieira (Lisboa, 1981) licenciada pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, Estagiou no Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Loures. Colaborou com o gabinete “Limite Aedificandi”, e colaborou com os ateliers “Coreplan”, e GMCS. Em 2008 forma com Pedro Ferreira o Atelier Plano Humano Arquitectos.

 

Sobre o atelier Plano Humano Arquitectos

Plano Humano Arquitectos é o atelier de arquitetura formado em 2008, pela dupla de Arquitectos Helena Vieira (Lisboa, 1981), e Pedro Ferreira (Lisboa, 1981), e está sediado em Lisboa, detendo atividade em Portugal, Angola e Cabo Verde.

Tendo projectos de programas diversificados, estes são marcados pela exploração de diferentes materialidades, sendo a madeira e os materiais naturais uma constante que caracteriza as suas obras.

 

O projecto da Capela de Nossa Senhora de Fátima, é uma das obras mais premiadas do atelier, com nomeações para os Dezeen Awards 2018 e os WAF – World Architecture Festival Awards, sendo vencedor no VMZINC® Archizinc Trophy, no Architizer A+ Award 2018, nas categorias Religious Buildings & Memorials” e “Architecture +Wood”, e mais recentemente no The International Architecture Award 2019.

Foram ainda distinguidos com os prémios internacionais, “The MasterPrize 2019”, “Architizer 2019”,   “Wac 2018”, “Inovação na Construção 2018” e o “The American Architecture Prize 2017”.

Foram nomeados aos “Dezeen Awards 2018”,  “Prémios Construir” 2017, 2018 e 2019, finalistas em duas categorias aos prémios WAF – “World Architecture Festival Awards 2018” e nomeados ao Prémio de Arquitectura Contemporânea da União Europeia Mies van der Rohe 2019.

 

© João Morgado Architectural Photography

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.