Arquitetos podem participar numa Europa mais verde

Categorias: Arquitetura

A Comissão Europeia lançou no dia 9 de Dezembro o Pacto Europeu para o Clima e os Arquitetos estão convocados e convidados a participar, enquanto embaixadores do Pacto para o Clima, através da apresentação de propostas.

Trata-se de um convite, à escala da UE, para que cidadãos, comunidades e organizações participem na acção climática e na construção de uma Europa mais verde.

O Pacto Europeu para o Clima pretende ser uma plataforma para divulgação de informações cientificamente credíveis sobre a acção climática e também de conselhos práticos para as escolhas quotidianas do cidadão. Apoiará iniciativas locais e incentivará os compromissos assumidos por indivíduos ou associações. Nesta fase inicial, o Pacto dará prioridade a acções centradas em quatro domínios que proporcionam benefícios imediatos não só para o clima e o ambiente, mas também para a saúde e o bem-estar dos cidadãos: zonas verdes, mobilidade ecológica, edifícios eficientes e competências ecológicas.

No ano passado, o Pacto Ecológico Europeu, também proposto pela Comissão Europeia, integrava desde logo um “Mecanismo para uma transição justa: garantir que ninguém fica para trás” — um plano para transformar a UE numa sociedade justa, saudável, sustentável e próspera, bem como restaurar a nossa relação com a Natureza.
A Comissão está a preparar as políticas e a legislação necessárias para as mudanças sistémicas; contudo, as soluções definidas no Pacto Ecológico só podem ter êxito se todos participarem e contribuírem activamente.

Apresentação de propostas inscreva-se aqui!

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE