Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências – #AVAE

Categorias: Arquitetura

As Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos encontram-se a preparar um programa que inclua medidas de auxílio às famílias e aos municípios afectados pela catástrofe.

O objectivo é criar um serviço vocacionado para, no futuro, apoiar o processo de reconstrução de alojamento e de espaço público, sempre que aconteçam tragédias de inusitadas proporções.

As medidas compreenderão, nomeadamente o lançamento de uma Bolsa de Arquitectos e uma Bolsa de Materiais de construção de apoio a emergências.

A Bolsa de Arquitectos Voluntários, irá estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas por calamidades, para o encontro de soluções técnicas que garantam o regresso das famílias às suas habitações e à apropriação do espaço público com segurança.

A Bolsa de Materiais servirá para, junto de associações e empresas que pretendam associar-se, articular e promover a angariação de materiais de construção que auxiliem o processo de reconstrução das zonas atingidas.

Os recursos técnicos e materiais gerados por estas iniciativas serão postos ao dispor dos municípios mais atingidos (neste caso já contactados), de forma a realizar um trabalho articulado e útil com estas entidades e que possa ter reflexos positivos no terreno.

Contamos divulgar o programa e respectivo regulamento o mais breve possível.

Entretanto, os arquitectos que queiram aderir à Bolsa de Voluntários "Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências – AVAE", poderão fazê-lo enviando um mail para voluntarios.arquitectos@oasrn.org

No presente momento de dor e consternação, as Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos pretendem que esta acção seja um contributo de esperança e resiliência para o futuro das populações de Pedrógão Grande, de Figueiró dos Vinhos e de Castanheira de Pêra.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »