Arquiteta Carla Lima Vieira eleita para a Direção do Conselho dos Arquitectos Europeus

Portugal elegeu, com destaque, a arquiteta Carla Lima Vieira para a Direção do Conselho dos Arquitectos Europeus (ACE, na sigla inglesa). Com uma votação significativa, de aproximadamente 70% de aceitação, a Arquiteta portuguesa Carla Lima Vieira foi a candidata mais votada entre os 11 colegas que se apresentaram, passando a integrar a direção presidida pela reeleita Ruth Schagemann.

Carla Lima Vieira era o nome proposto pela Ordem dos Arquitetos para a direção do Conselho dos Arquitectos Europeus, que representa mais de 620 mil profissionais, de 35 países, e tem 51 organizações entre os seus membros.

A Assembleia Geral do ACE, que decorre nestes dias 23 e 24 de novembro, em Bruxelas, teve a presença de uma comitiva portuguesa liderada pelo Presidente da Ordem dos Arquitectos (OA), Avelino Oliveira, e de Carla Lima Vieira.

Para a OA, este resultado é o reconhecimento do trabalho da representação portuguesa e, em especial, de Carla Lima Vieira que, no último triénio, coordenou o difícil e empenhado grupo de trabalho europeu Regulatory Questions and Issues. É a confirmação do apoio europeu ao trabalho desenvolvido pelos arquitetos portugueses, particularmente no empenho relativamente às matérias de elevada importância para os mais de 600 mil arquitetos europeus representados pelo ACE.

Sublinhando que a importância de um ambiente construído de elevada qualidade é mais evidente agora do que nunca, Carla Lima Vieira afirmou este momento como crucial para moldar o futuro da arquitetura e o seu impacto na sociedade. Da resposta à pandemia, à boa utilização dos mecanismos de resiliência e à emergência climática, a arquitectura detém a chave para espaços de vida inovadores, sustentáveis, inclusivos e de elevada qualidade, referiu.

Na sua visão para o ACE, Carla Lima Vieira destacou o seu empenho em fazer avançar a qualidade do ambiente construído na Europa, centrando-se em três áreas fundamentais: impulsionar a qualidade e a competência em arquitetura; reforçar a ligação das organizações que pertencem ao Conselho; regulamentar de modo a proteger o interesse público dos cidadãos europeus.

Foto: Equipa eleita (Carla Lima Vieira à frente, à direita)

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE