ARQUITETAS CARLA PEREIRA E RITA BORGES PREMIADAS POR PROJETO SOBRE ZONAS AFETADAS POR TUFÕES

ARQUITETAS CARLA PEREIRA E RITA BORGES PREMIADAS POR PROJETO SOBRE ZONAS AFETADAS POR TUFÕES

 

As arquitetas, Carla Pereira, natural da Madeira, e Rita Borges, dos Açores, desenvolveram um projeto que consistiu em projetar uma casa que resistisse a estes desastres naturais, no âmbito do curso Designing Resilient Housing, pela Open Online Academy, de Nova Iorque.

 

Através do grupo Parasyut Design Team, as duas arquitetas escolheram as Filipinas para desenvolverem os seus projetos tendo em conta que são uma das regiões do mundo mais afetadas por tufões, tsunamis e furacões e, consequentemente, mais vezes destruída e devastada.

 

""

 

A casa por elas projetada é construída com materiais locais, reaproveitando também restos ainda existentes dos últimos desastres e com mão de obra local por ser fácil de construir e simples, até as próprias famílias podem estar envolvidas no processo de construção, que no máximo pode custar 6.278 dólares, cerca de 5.500 euros.

 

Este trabalho onde as jovens arquitetas estiveram envolvidas foi alvo do 2º prémio numa distinção pela Open Online Academy e, por esse motivo,no próximo mês de novembroserá exposto em Manila, nas Filipinas, no âmbito da Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) e em janeiro de 2016 na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

 

De salientar que as duas arquitetas efetuaram o seu percurso universitário entre Portugal e Itália, país onde se conheceram e onde depois de terem seguido percursos de vida diversos, encontraram-se novamente para um trabalho em conjunto.

noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE