ARQUITETO ALEMÃO FREI OTTO DISTINGUIDO COM PRÉMIO PRITZKER 2015

ARQUITETO ALEMÃO FREI OTTO DISTINGUIDO COM PRÉMIO PRITZKER 2015

 

O arquiteto alemão Frei Otto, que morreu segunda-feira na Alemanha, venceu o Prémio Pritzker de Arquitetura, anunciou hoje em comunicado Tom Pritzker, presidente da Fundação Hyatt, que patrocina o galardão.

"O nosso júri foi claro: na sua opinião, a carreira de Frei Otto é um modelo para gerações de arquitetos e o seu impacto sentiu-se e vai continuar a sentir-se", afirmou Tom Pritzker.

 

""

 

"A notícia da sua morte é muito triste, sem precedentes na história do prémio", disse Tom Pritzker, salientando que o arquiteto soube que ganhou o prémio antes de morrer.

 

Frei Otto foi o quadragésimo laureado com o Prémio Pritzker, conhecido como o Óscar da Arquitetura, e o segundo alemão a conquistá-lo.

 

O arquiteto foi informado de que tinha ganhado o prémio no início do ano.

 

"Estou tão contente por receber o Prémio Pritzker e agradeço ao júri e à família Pritzker. Nunca fiz nada para ganhar este prémio", afirmou Frei Otto na altura que soube ter conquistado o mais alto galardão para a arquitetura mundial.

 

"O meu projeto arquitetónico foi para construir novos tipos de edifícios para ajudar as pessoas pobres na sequência de catástrofes naturais e desastres. O que pode ser melhor para mim do que ganhar este prémio. Vou usar o tempo que me resta para continuar a fazer o que tenho feito, que é ajudar a humanidade. Têm aqui um homem feliz", acrescentou no comunicado.

 

Frei Otto praticava uma abordagem holística e de colaboração na arquitetura, trabalhando com ambientalista, biólogos, engenheiros, filósofos, historiadores, naturalistas, artistas e arquitetos.

 

Distinto professor e autor, Frei Otto foi pioneiro na utilização de tendas em estruturas. Acreditava num uso eficiente e responsável dos materiais arquitetónicos que deveriam ter o mínimo impacto ambiental.

 

Um dos seus trabalhos mais conhecidos são as coberturas das instalações desportivas no Parque Olímpico de Munique e pelo seu trabalho no Médio Oriente.

 

Alguns projetos do arquitecto Frei Otto:

 

""

Roofing for main sports facilities in the Munich Olympic Park for the 1972 Summer Olympics, 1968–1972 Munich, Germany

 

""

Roof for the Multihalle (multi-purpose hall) in Mannheim, 1970–1975, Mannheim, Germany

 

""

Umbrellas for Pink Floyd’s 1977 concert tour of the United States, 1977

 

""

Aviary in the Munich Zoo at Hellabrunn, 1979-1980, Munich (Hellabrunn), Germany

 

""

Hall at the International Garden Exhibition, 1963, Hamburg, Germany

noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?