Arquiteto Carlos Veloso vence Open Call do Bairro das Artes

Categorias: Arquitetura

O Open Call organizado pela OASRS para uma intervenção em espaço público, no âmbito da nona edição do Bairro das Artes, teve 19 participantes.

O proposta vencedora foi a do arquiteto Carlos Veloso – ” EOAL – Estações de Observação de Arquitecturas de Lisboa”.

Foram ainda atribuídas 4 Menções Honrosas a Frederico Vieira Reis com a artista plástica Dalila Canto Choro; Tiago Atalaia; Pedro Gramaxo; e João Carmo Simões com o artista plástico Tomás Abreu.

Na memória descritiva da proposta vencedora lê-se que " a proposta de intervenção para o espaço público (zona entre o Rato e o Cais do Sodré) é um conjunto de dez Estações de Observação de Arquitecturas de Lisboa(…) dispositivos amovíveis concebidos para absorver e observar as arquitecturas previamente definidas a partir dos locais escolhidos dentro da área definida." e acrescenta que " A arquitectura faz parte do nosso quotidiano, na maioria das vezes é um cenário natural da nossa vida urbana, mas só poderá ser reconhecida ou ganhar relevo quando pudermos, de alguma maneira, de a colocar em evidência. A sua evidência será sempre a partir da sua materialidade construtiva que permitirá construir uma imagem física que abarcará a leitura da sua identidade, o seu significado, a sua carga histórica e cultural. A sua revelação dar-se-á pelo processo de observação. O observador sentir-se-á atraído para perceber o campo de observação escolhido e é nesse processo que se espera que a arquitectura possa comunicar… "

Segundo palavras o júri , " O vencedor apurado, por unanimidade, não só cumpre os requisitos solicitados, como também o fez de uma forma destacada, nomeadamente no que respeita à interacção com o espaço público e com a arquitectura.”

O júri, constituído pela arquitecta Ana Lagoa, vogal da OASRS, pelo artista plástico Carlos Nogueira e pelo arquitecto Ricardo Morais, do Colectivo Warehouse, deliberou igualmente premiar com menções honrosas os seguintes concorrentes: Frederico Vieira Reis com a artista plástica Dalila Canto Choro (Roupa de Rua) ; Tiago Atalaia (Árvore); Pedro Gramaxo (Tapume) ; e João Carmo Simões com o artista plástico Tomás Abreu (Espanto).

A intervenção irá ser construída, estando a sua inauguração prevista para o dia 20 de Setembro, durante a 9ª edição do Bairro das Artes, em divdersos locais da 7ª colina de Lisboa.

De 20 a 28 de Setembro estará igualmente patente na Galeria da Ordem dos Arquitectos em Lisboa, uma exposição com todos os painéis das propostas de intervenção que participaram no Open Call Bairro das Artes lançado pela OASRS, juntamente com uma retrospectiva da proposta construída em 2017, intitulada " Entrelinhas " que teve uma grande afluência e participação.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE