
A 11ª edição dos Prémios Construir 2018 distinguiu o Arq. Eduardo Souto de Moura e o Eng. António Adão da Fonseca com o Prémio Excelência, o Pavilhão do Atlântico de Viana, em Viana do Castelo, como o Melhor Projeto Público de Arquitetura e a Casais com o Prémio Internacionalização e como a Melhor Construtora. Já o Pestana Eco Village, em Tróia, recebeu o Prémio Sustentabilidade na categoria de Construção. A iniciativa que decorreu ontem à noite no Cine – Teatro Capitólio, em Lisboa, pretendeu distinguir as melhores empresas e obras nas áreas de Arquitectura, Engenharia, Construção e Imobiliário durante este ano.
A cerimónia iniciou-se com a entrega dos Prémios na categoria de Arquitetura:
Melhor Projeto Público
Gabinete Valdemar Coutinho Arquitectos com o projeto Pavilhão do Atlântico de Viana, em Viana do Castelo;
Melhor Projeto Privado
Gabinete Menos é Mais com o Projeto Casa do Rio Hotel, em Vila Nova de Foz Côa;
Melhor Projeto de Reabilitação
Gabinete Frederico Valsassina Arquitectos com o República 37, em Lisboa;
Melhor Atelier
Inês Lobo Arquitectos;
Na categoria de Engenharia, os galardoados foram:
Melhor Projeto Público
Miradouro do Pilar 7 por IP/A2P;
Melhor Projeto Privado
Campus da Nova SBE por GRID Arquitetura;
Prémio Fiscalização e Coordenação
Requalificação do Campo das Cebolas, em Lisboa, por parte do Focus Group;
Prémio Internacionalização
AFAPlan;
Melhor Gabinete
Quadrante;
Já na categoria de Construção, os vencedores foram:
Melhor Construtora
Casais;
Prémio Internacionalização
Casais;
Prémio Sustentabilidade
Modular System com o projeto Pestana Eco Village Tróia;
Na categoria do Imobiliário, as distinções foram as seguintes:
Melhor Edifício de Escritórios
Edifício Vieira d’ Almeida, em Lisboa – Fidelidade Property;
Melhor Espaço de Comércio e Serviços
Mar Shopping Algarve, em Loulé – Ikea Centre;
Melhor Edifício Residencial
Mouzinho da Silveira, nº 21, em Lisboa, por Reabilita;
Melhor Empreendimento Turístico
Pestana Porto – A Brasileira – Pestana Hotel Group;
Melhor Consultora
JLL;
Os Prémios Excelência foram o momento alto da noite, tendo sido atribuídos a Eduardo Souto de Moura no setor da Arquitetura e a António Adão da Fonseca, na categoria de Engenharia.
Nas palavras do Diretor Editorial do Jornal Construir, Ricardo Batista: "Esta iniciativa de sucesso que se realiza pelo 11º ano consecutivo é fruto de um trabalho de equipa muito vasto que envolve, não só os profissionais e a equipa do Jornal Construir, como sobretudo faz sobressair o mérito do setor e a excelência dos profissionais que compõem o mesmo. Só assim é que se torna possível que os Prémios Construir sejam a referência que são e que nos obriga a sermos melhores para continuar a tornar esta iniciativa possível."
As nomeações para os Prémios Construir 2018 foram realizadas pela equipa do Jornal Construir, promotor da iniciativa, com a análise de critérios que passam pelo mérito, técnica, funcionalidade e inovação, sendo que os vencedores resultaram de uma votação realizada pelos leitores da publicação.