A proposta “Raigs de Llum” do arquiteto português Francisco Spratley é finalista do Festival Lluernia 2023 em Espanha.
O Festival Lluèrnia, festival de fogo e luz, é um festival internacional que se realiza no interior da Catalunha, em Olot. O desafio proposto a todos os participantes é o de refletir sobre a temática do fogo e da luz, e onde as propostas selecionadas estarão em destaque durante os 2 dias de festival.
É um festival que tem vindo a tornar-se referência dentro dos eventos desta área, como são exemplo o festival “Fête des Lumieres” que se celebra anualmente em Lyon (França) e o “Mapping Festival” em Genebra (Suíça). E mais uma vez, a comissão organizadora do Lluèrnia, lançou a convocatória para as novas propostas artísticas para a edição de 2023.
De todas as propostas apresentadas foram selecionadas quatro instalações para o programa Lluèrnia de este ano, que foram:
1 – “Synchronum” por Salvestudio
2 – “Metrópolis” por SP25Arquitectura (David Oliva e Elisenda Planas) + Atelier4 (Anna Juncà)
3 – “Raigs de Llum” de Francisco Spratley
4 – “Light Arc” de Eduard Abril Barrena, Joan Carles Angulo Fernandez, Adrià Borràs Padrosa, Eudald Bosch Carreiras, Eudald Cadanet Buch, Arnau Costa Quintana, Aurora Gavaldà Gorriz Azul, Maria Fevre, Maria Piscopo, Arià Pla i Coll, Mireia Quero Rodriguez , Joan Salavedra Rovira, Jennifer Vega Marrugo, Mercè Ventalló Figueras e Carla Vilà Muñoz.
Dentro dos quatro selecionados, encontramos a proposta do arquiteto português Francisco Spratley que propõe fazer uma instalação chamada “Raigs de Llum” na Plaza Mayor d’Olot, onde se pretende refletir sobre a condição efêmera dos raios de luz e como eles podem transformar a percepção do espaço que nos rodeia.
Para isso, simula-se a criação de um feixe de luz, que no mundo real é algo etéreo e efêmero, mas que se tenta trazer para a nossa realidade. Como?
A ideia é construir uma peça retangular, colocada no centro da praça, que será ligada diretamente aos quatro postes elétricos existentes, através de fios brancos.
A utilização dos postes multifuncionais da praça resolve as duas principais necessidades deste instalação:
– por um lado, permite a fixação específica da suspensão dos fios;
– por outro lado, aumenta o potencial do ambiente pretendido.
Cada coluna, de estrutura tubular de pouco mais de onze metros, garante a rigidez necessária para suportar a rede de fios que serão tecidos desde a estrutura central proposta.Durante o dia, a estrutura vai ter uma presença discreta de luz num ambiente urbano, presidida pelas fachadas, enquanto que à noite, com os focos instalados, esta luz será destacada e amplificada provocando a sensação de uma maior leveza da instalação.
O evento terá lugar no próximo mês de Novembro em Olot, uma cidade no interior da Catalunha, Espanha.
Imagens: Lluernia 2023- Ray of light by day © fspratleystudio