Arquiteto Gonçalo Byrne eleito presidente da Ordem dos Arquitectos

Categorias: Arquitetura

O arquiteto Gonçalo Byrne é o novo presidente do conselho diretivo nacional da Ordem dos Arquitectos, de acordo com os resultados provisórios das eleições para os órgãos sociais divulgados.

“Os resultados apurados esta noite, que deverão ser confirmados e considerados definitivos até 08 de julho, deram a vitória à lista C”, encabeçada por Gonçalo Byrne, refere um comunicado da Ordem dos Arquitectos.

No sufrágio participaram 6.952 arquitetos, ou seja, 27,31% dos eleitores que estão registados no caderno eleitoral, que elegeram os órgãos sociais da Ordem, nacionais e regionais, para o triénio 2020-2022.

A nota adianta que, “pela primeira vez”, há sete órgãos regionais: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

De um total de 21 elementos que integram a assembleia de delegados, o órgão deliberativo da Ordem dos Arquitetos, a lista C, com o lema “Isto só lá vai com todos”, de Gonçalo Byrne, elegeu nove delegados, seguida pela lista B, “A Ordem és tu”, que elegeu seis delegados.

A lista A, “Uma Ordem Presente”, elegeu cinco delegados e a lista D, “Arquitetura Perto”, elegeu um delegado.

Gonçalo Byrne nasceu em 1941, em Alcobaça, distrito de Leiria, concluiu a formação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e é Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e pela Universidade de Alghero, em Itália, segundo a informação disponível na página Gonçalo Byrne Arquitetos na internet.

Foi diretor do Jornal Arquitetos entre 1985 e 1987 e fundou em 1991 o estúdio Gonçalo Byrne Arquitetos.

O arquiteto também lecionou em várias universidades internacionais, como por exemplo Harvard (Estados Unidos), Milão e Veneza, ambas em Itália, e Pamplona (Espanha).

Gonçalo Byrne vai suceder ao arquiteto José Manuel Pedreirinho.

Por causa da pandemia, a Ordem dos Arquitetos tinha recomendado o voto eletrónico para os associados, ato eleitoral que começou às 12:00 de 17 de junho e acabou às 20:00 de hoje.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal