Arquitetos portugueses vencem Prémio Internacional de Arquitectura Europan 15

Categorias: Arquitetura

A equipa formada pelos arquitectos Joana Gil RIbeiro e Rui Cunha em conjunto com Carolina Gil RIbeiro (engenheira do territorio especialista em planeamento urbano), venceram o concurso internacional de urbanismo Europan na competicao dedicada ao municipio de Tuusula, na Finlandia.

A equipa, sediada em Estocolmo, viu premiado o projecto Anttila Farm Incubator, que propoe uma nova visao para um antigo centro de pesquisa em agricultura.
Agora, preparam-se para fundar a própria empresa, com o nome O Ark, direccionada para o mercado português e nórdico.

Foram anunciados 44 vencedores, 47 segundos classificados e 45 menções honrosas.

Anttila Farm Incubator debruça-se sobre uma antiga quinta pertencente à Câmara Municipal de Tuusula, onde existem edifícios devolutos, e outros em uso, mas degradados.

“O principal conceito da nossa proposta é a criação de uma incubadora de quintas num bairro ecológico. Nesta incubadora, os agricultores podem criar a sua empresa alicercados por uma conexão com as universidades e podem pesquisar novas maneiras de produzir de forma mais sustentável”, explica Joana Gil Ribeiro.

“Essas técnicas podem ser testadas no sítio do projecto e mais tarde nos seus próprios terrenos. Adicionalmente, criamos um conceito de habitacão sustentável, adaptável e reconvertível no interior da estrutura das estufas – bastante adaptável ao clima da Finlândia. Criamos também um conjunto de equipamentos que servirão a populacão”, descreve ao JORNAL DE LEIRIA.

De acordo com a arquitecta, o que mais agradou ao júri foi o conceito forte em torno da economia circular e da sustentabilidade, visível em todas as partes do projecto, desde a planta de implantação à ideia dos edifícios. E, ainda, o facto de ser uma proposta ambiciosa, com um plano a 20 anos.

O concurso Europan é uma competição internacional para arquitectos e especialistas em planeamento urbano com menos de 40 anos de idade.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal