Arquitetos Telmo Castro e Pedro Mendes vencem Technal 2017

Categorias: Arquitetura

Os arquitetos Telmo Castro e Pedro Mendes arrecadaram um Palmarés na Technal 2017 com o projeto Centro de Negócios em Oliveira de Azeméis, vencedor na categoria DESCOBRIR. Este novo Business Center, distinguiu-se por ser um edifício inovador e com coragem, destacando a relação com a forma como se afirma no terreno.


O alumínio, a arquitetura, o design, a inovação e a indústria foram os protagonistas da cerimónia de entrega do Palmarés Architecture Aluminium Technal 2017 que se celebrou no passado dia 20 de março de 2018 no Museo Reina Sofía, em Madrid. Cerca de 200 pessoas do meio da arquitetura e da construção estiveram presentes neste evento, onde se premiaram os projetos que melhor refletiram o trabalho conjunto entre arquitetos e industriais, a criatividade e a boa execução.

Nesta 3ª edição foram cinco os projetos ibéricos premiados com o Palmarés Architecture Aluminium Technal nas quatro categorias a concurso: DESCOBRIR (equipamentos educativos, culturais e desportivos. Lazer e hotelaria), HABITAR (habitações plurifamiliares e unifamiliares), TRABALHAR (escritórios, hospitais, edifícios públicos, comerciais e industriais) e REABILITAR (reabilitações e ampliações), tendo sido ainda atribuídas oito Menções repartidas pelas quatro categorias.

“O Palmarés Architecture Aluminium Technal representa o nosso humilde contributo para aproximar a arquitetura das pessoas. É uma oportunidade para mostrar o que de melhor se faz em Portugal e em Espanha ao nível da boa arquitetura e dos bons projetos. É uma oportunidade para dar o destaque merecido aos nossos clientes e arquitetos”, referiu Orlando Sampaio (Diretor Technal Portugal) no final do evento.

Nesta edição ibérica, o júri foi presidido pelo reputado arquiteto Regino Cruz, do gabinete de arquitetura Regino Cruz Arquitetos e composto por profissionais reconhecidos de Espanha e Portugal como são a arquiteta Bet Capdeferro do gabinete bosch.capdeferro arquitectura; Sol Madridejos, arquiteta e sócia do gabinete Sancho-Madridejos Architecture Office; Marcel Benedito, diretor das revistas Casaviva, Proyecto Contract e Distrito Oficina; Sergio Baragaño, arquiteto e diretor do gabinete [baragaño] e Nuno Valentim, arquiteto do atelier de arquitetura Nuno Valentim Arquitetura e Reabilitação.

A Technal apresentou, no final do evento, o seu novo livro de arquitetura, baseado nas obras finalistas e vencedoras do Palmarés Architecture Aluminium Technal 2017. A obra mostra os cinco os projetos ibéricos premiados, para além de outras oito menções repartidas pelas categorias DESCOBRIR, HABITAR, TRABALHAR e REABILITAR. A participação nesta última edição foi muito elevada, com mais de uma centena de projetos apresentados, que também merecem menção no livro. Mais de 100 páginas que ilustram a melhor arquitetura dos últimos anos em Espanha e Portugal realizada com caixilharias de alumínio Technal.

Os Vencedores por categoria:

DESCOBRIR

_

CENTRO DE NEGÓCIOS, Oliveira de Azeméis, Portugal
Atelier de Arquitetura: Telmo Castro / Pedro Mendes
Instalador Aluminier Technal: Metalcovo-Metalúrgica do Covo, Lda.

HABITAR (galardonadas duas obras ex aequo)
_

VIVENDA UNIFAMILIAR, Calders, Barcelona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Joan Ramon Pascuets e Mónica Mosset
Instalador Aluminier Technal: Aluantrax
_
LA CASA CÁSCARA DE MARANYS, Sant Joan les Fonts, Girona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Unparell d’Arquitectes
Instalador Aluminier Technal: E Plantalech

TRABALHAR
_

PELUQUERÍA RAFFEL PAGÈS, Olot, Girona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Arnau Estudi D’arquitectura
Instalador Aluminier Technal: E Plantalech

REABILITAR
_

OFICINAS DIPUTACIÓN, 303, Barcelona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Joaquim Ortega e Massimo Preziosi
Instalador Aluminier Technal: Talleres Valeriano Montón

As Menções por categorias:

DESCOBRIR
_

NOVA ESCOLA MASSANA, Barcelona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Estudi Carme Pinòs
Instalador Aluminier Technal: Garcia Faura
_
BIBLIOTECA PERE ANGUERA, Reus, Tarragona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Joan Tous Gomà-Camps e Gabriel Bosques Sánchez
Instalador Aluminier Technal: Aluminios Gómez Tarragona
_
TABAKALERA. CENTRO INTERNACIONAL DE CULTURA CONTEMPORÁNEA, San Sebastián, Guipúzcoa, Espanha
Atelier de Arquitetura: Jon Montero Madariaga e Naiara Montero Viar
Instalador Aluminier Technal: Vifasa

HABITAR
_

CASA PEREAS, San Lorenzo del Escorial, Madrid, Espanha
Atelier de Arquitetura: Aranguren Gallegos Arquitectos
Instalador Aluminier Technal: Aluminios F San Nicolás
_
95 APARTAMENTOS, Calpe, Alicante, Espanha
Atelier de Arquitetura: Juan Ignacio Fuster e Vam10 Arquitectura Y Paisaje
Instalador Aluminier Technal: Const Met Barceló

TRABALHAR

_
EDIFÍCIO DE OFICINAS SANLÚCAR FRUIT, Puçol, Valencia, Espanha
Atelier de Arquitetura: Sanahuja & Partners
Instalador Aluminier Technal: Iniciativas Aluper

REABILITAR
_

Reforma da fachada da nova sede da ESCUELA DE DISEÑO DEIÀ, Barcelona, Espanha
Atelier de Arquitetura: Juan Manuel Zaguirre Fernández e Zfa Architecture & Urban Lab
Instalador Aluminier Technal: Fainsaltec S L
_
Reabilitação integral de um EDIFÍCIO NO CENTRO HISTÓRICO DE VALENCIA, Valencia, Espanha
Atelier de Arquitetura: Juan Marco Arquitectos
Instalador Aluminier Technal: Vicent Torres

Participaram nesta edição do Palmarés Architecture Aluminium Technal todas as obras finalizadas entre 2015 e 2017, realizadas na Península Ibérica e ilhas (Espanha e Portugal), Andorra e Gibraltar que tenham utilizado caixilharias Technal. Mediante esta nova edição, a Technal reforça o seu compromisso para com a arquitetura contemporânea e reafirma a sua aposta na promoção das obras que partilhem os valores da marca: design, conforto, luz, eficiência energética, qualidade ambiental, sensibilidade para as tendências estéticas mais atuais, inovação de produto na busca de maior conforto para os utilizadores.

O Palmarés Architecture Aluminum Technal foi criado com o objetivo de premiar projetos que se destacam pela singularidade da sua arquitetura, pela adequação e pelo diálogo com a envolvente, pela otimização dos materiais e pela integração dos sistemas de alumínio da Technal de forma a potenciar o design e a luz natural. Além da criatividade, o Palmarés visa ainda premiar as instalações bem executadas pela sua rede de instaladores homologados Aluminier Technal, outro dos grandes protagonistas deste evento.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê