Arquiteturas Film Festival, agora no Porto, anuncia a programação completa

Slow Down! é o mote que leva a 9ª edição do Arquiteturas Film Festival à cidade do Porto, marcando uma mudança de cidade e de organização. A edição de 2022 do Arquiteturas Film Festival, agora organizada pelo INSTITUTO e sob a direção do arquiteto Paulo Moreira, afirma-se como uma plataforma internacional para discutir e disseminar a produção arquitetónica através de filmes, exposições e debates.

A edição deste ano reflete sobre a ideia de “abrandamento”, ainda que isso implique demolir, reduzir, reutilizar, ou subtrair a arquitetura. Há o interesse de ver, ouvir e debater sobre práticas espaciais justas social e ambientalmente, que transmitam uma relação recíproca entre a ação humana e a natureza.

Ao longo de cinco dias — 27 de setembro a 1 de outubro — o festival será estruturado em quatro eixos: Programa Oficial, Programa da Instituição Convidada, Programa Experimental e Programa de Competição. Cada eixo está associado a um ou dois locais emblemáticos da cidade: ao Cinema Passos Manuel, à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), à Fundação Instituto Marques da Silva (FIMS), ao INSTITUTO e à Casa Comum.

Propondo uma nova perspetiva sobre a anterior estrutura do festival, a edição deste ano deixa de abrigar um país convidado e passa a ter uma instituição convidada. O Centre for Documentary Architecture (CDA), fundado pela alemã Ines Weizman, junta arquitetos, cineastas, artistas, programadores digitais, historiadores e outros amantes da arquitetura para refletir sobre a noção de arquivo, através da apresentação de filmes, debates e uma exposição na FIMS, que poderá ser visitada gratuitamente durante o festival. A exposição ficará patente até 22 de outubro.

O Arquiteturas Film Festival, organizado pelo INSTITUTO, é realizado em parceria com a Ágora – Empresa Municipal do Porto (apoio principal), com a Universidade do Porto, que acolhe o programa em três espaços (Casa Comum, Faculdade de Arquitetura e Fundação Instituto Marques da Silva), e com o Cinema Passos Manuel. O festival conta também com o apoio institucional da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte.

O programa completo do festival, os locais e toda a informação pode ser consultada em > AQUI

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»