ARX vence Concurso para o novo edifício do Conservatório de Música de Sintra

Categorias: Arquitetura

O gabinete ARX Portugal foi o vencedor do Concurso Público para o novo edifício do Conservatório de Música de Sintra, a edificar em Rio de Mouro até 2017. Bak Gordon Arquitectos e SERRALVAREZ ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

 

As propostas de todos os gabinetes concorrentes – ARX Portugal, Caligrafia Urbana, Fernanda Ferreira e Ricardo Teles, João Brandão e Margarida Gomes, Ricardo Bak Gordon e SERRALVAREZ, podem ser vistas numa exposição patente na Vila Alda, em Sintra, até ao próximo dia 3 de Outubro

 

Intitulada “O Futuro Conservatório de Música de Sintra”, a exposição pretende apresentar todas as maquetes entregues pelos concorrentes ao concurso privado e anónimo, lançado a 4 de Maio.

 

A proposta estabelece uma posição dual com o tecido urbano em que se insere. Em contacto com o lado norte adopta uma posição de continuidade e fechamento para a envolvente urbana, procurando desta forma uma imagem institucional unitária. Para sul, abre-se num grande espaço público elevado.

 

A proposta pretende ter como mais-valia central a apropriação deste espaço exterior em forma de pátio elevado, potenciando uma relação de continuidade com a paisagem e garantindo as relações funcionais de recreio previstas, com o interior do edifício.

 

A introdução deste pátio aberto elevado e de pátios interiores procura resolver grande parte das preocupações expressas no programa, no que respeita à relação entre os diversos espaços de aula e aprendizagem e os espaços lúdicos de recreio.

 

Outra preocupação a salientar prende-se com a reabilitação da linha de água que atravessa um dos limites do lugar proposto, podendo esta potenciar exponencialmente a qualidade da exploração do Conservatório de Música de Sintra.

 

A proposta cria assim condições para a construção de um passeio público e zona de lazer numa área geográfica com pouca oferta a esse nível, reforçando a intenção exposta no programa de que este edifício possa constituir uma marca distintiva no local em que se insere.

 

(texto com base no relatório do Júri)

 

 

 

Imagens

Proposta vencedora do Concurso Público para o novo edifício do Conservatório de Música de Sintra | ARX

Propostas entregues a concurso

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE