Assinatura do Contrato de Depósito de Tereza Siza em Serralves, seguido de conversa com Álvaro Siza

A Fundação de Serralves convida para a assinatura do contrato de depósito de Tereza Siza em Serralves, seguido de uma conversa entre Tereza Siza e Álvaro Siza, moderada por Carlos Castanheira, no dia 08 de novembro às 18:30, no Auditório do Museu de Serralves.

A Fundação de Serralves, instituição vocacionada para e proficiente na gestão, conservação, catalogação e divulgação de arquivos e acervos documentais, considerou de extrema relevância a incorporação da coleção de desenhos e aguarelas do arquiteto Álvaro Siza proposta por sua irmã Tereza Siza, guardiã de parte do espólio da família.

Este conjunto de desenhos, em várias técnicas, alguns de finais da década de 1940, a maioria dos anos 1950, é ilustrativo da propensão de Álvaro Siza para desenhar tudo à sua volta. Figuras humanas, retratos da família, banda desenhada, cenas domésticas, interiores, paisagens e reproduções de quadros célebres povoam os cadernos de desenhos que desde sempre o acompanham.

Nunca antes divulgados, estes desenhos motivarão por certo o interesse de investigadores, estudiosos e admiradores de um arquiteto que nasceu para o desenho “por culpa do [seu] Tio Quim”, que lhe comprava lápis de cor, o sentava ao colo, depois de jantar, e lhe ensinava a desenhar cavalos, logo então o aconselhando a assinar a sua obra.

Acesso: gratuito, com inscrição prévia obrigatória AQUI

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE