O atelier Adarq – André David, Arquitecto foi distinguido no International Architecture & Design Awards 2023, com o projeto Biblioteca do Entroncamento na categoria Cultural Architecture Concept obtendo a Gold Winner.
Memória descritiva do Projeto
A Nova Centralidade – Biblioteca está inserida no tecido urbano da cidade. O local é impressionante, dada sua singularidade, posição e dimensão dentro do tecido urbano.
Dada a dimensão do programa, o projeto procurou responder com uma construção que gerasse, consolidasse e articulasse os espaços públicos e as ruas da estrutura urbana.
Não é um programa e a busca por uma determinada forma para o edifício, mas a forma dos espaços é o resultado de ações tomadas no projeto para resolver questões formais e funcionais do território.
A implementação da Biblioteca é baseada no princípio de consolidar a rua Elias Garcia, onde 12 vagas de estacionamento foram criadas, e esconder a parte de trás do prédio existente. Consequentemente, é criada uma praça que media e relaciona equipamentos culturais, como o Museu Ferroviário Nacional e o Bairro do Boneco (o novo Centro Nacional de Documentação Ferroviária, Núcleo Museológico e Centro de Ciências Vivas).
Da praça, um espaço público útil, com elementos de sombra que qualificam o espaço e a permanência de seus usuários, criando princípios como sombra e frescor na cidade, a biblioteca do tipo BM1 é acessada, respeitando a proposta e as recomendações definidas pela Direção Geral de Livros, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), e também algumas diretrizes para melhorar a relação intersticial entre o espaço público e o
https://ad-c.org/projects/gold-winner-entroncamento-library-by-adarq-andre-david-arquitecto-u-iada-2023/