
O atelier Barão-Hutter, do arquiteto português Ivo Barão e do seu sócio suíço Peter Hutter, foi o vencedor do concurso para a construção de um teatro na cidade suíça de Aarau, capital do cantão Argóvia, avançou o gabinete. O concurso foi lançado pelo governo local e contou com a participação de 33 propostas de vários países, além da Suíça.
Teatro OXER Aarau
O antigo Picadeiro militar na cidade de Aarau*, tornar-se-á um Teatro.
Entrando… deparamo-nos com o elemento principal deste projecto:
Três lonas de feltro são montadas ostentosamente no meio do Picadeiro e sobre o Foyer, que deverão trabalhar como barreira acústica entre as duas Salas. Os corpos em metal debaixo destes tecidos trabalham por intermédio de ilusão óptica e são como autênticos espelhos que prolongam visualmente o espaço recuperando a antiga dimensão do Picadeiro. O Teatro ganha vida no antigo corpo: 20 pilares em betão carregam as novas travessas onde serão montadas Luz e Tom. As cavalariças serão restauradas, sendo previstos uma grande oficina, sala de provas e produção que se abrirão ao público entorno ao Teatro.
O projecto destaca-se pela sua radicalidade, viabilidade e clareza das soluções que preservam as qualidades poéticas deste lugar. Intervindo-se o mínimo possível no antigo picadeiro do séc. XIX, excepto o restauro de antigas cantarias e estuques, projectaram-se novos corpos que absorvem os novos serviços, garantindo as necessárias infra-estruturas que proporcionam um espaço de qualidade para uma peça do teatro.
Para este Concurso o atelier Barão-Hutter trabalhou com Matthias Kolb, infra-estruturas e ventilação, Roger Rogalski, Engenharia, Thomas Imhof, Acústica e com o director artístico e actor Arnim Halter do teatro ‘Par fin de siecle’ de St. Gallen.
A inauguração está prevista para o ano de 2015.
Neste concurso concorreram 33 equipas (integrando especialidades tecnicas) de toda a Europa, sendo o projecto lançado pela cidade de Aarau.
Barão-Hutter.Atelier
Fundado em Julho de 2010, num dos contentores Basislager no quarteirão
industrial de Binz entre o sopé da montanha de Uetliberg e o lago de Zurique.
O atelier é uma parceria entre dois jovens arquitectos, Ivo Barão (25 anos arquitecto pela FAUP, nascido em Faro) e Peter Hutter (28 anos arquitecto pela ETH, nascido em Thal), respectivamente um Português e um Suiço.
Trabalhamos em estreita relação com vários artesãos, mestres-vidreiros, jardineiros, ferreiros, carpinteiros, cozinheiros, fotógrafos, artístas reconhecidos e designers de ambos os países, para o desenvolvimento dos nossos projectos.