Atelier Barão–Hutter vence concurso para projectar Teatro na Suíça

Categorias: Arquitetura

O atelier Barão-Hutter, do arquiteto português Ivo Barão e do seu sócio suíço Peter Hutter, foi o vencedor do concurso para a construção de um teatro na cidade suíça de Aarau, capital do cantão Argóvia, avançou o gabinete. O concurso foi lançado pelo governo local e contou com a participação de 33 propostas de vários países, além da Suíça.

 

Teatro OXER Aarau

O antigo Picadeiro militar na cidade de Aarau*, tornar-se-á um Teatro.

Entrando… deparamo-nos com o elemento principal deste projecto:

Três lonas de feltro são montadas ostentosamente no meio do Picadeiro e sobre o Foyer, que deverão trabalhar como barreira acústica entre as duas Salas. Os corpos em metal debaixo destes tecidos trabalham por intermédio de ilusão óptica e são como autênticos espelhos que prolongam visualmente o espaço recuperando a antiga dimensão do Picadeiro. O Teatro ganha vida no antigo corpo: 20 pilares em betão carregam as novas travessas onde serão montadas Luz e Tom. As cavalariças serão restauradas, sendo previstos uma grande oficina, sala de provas e produção que se abrirão ao público entorno ao Teatro.

 

O projecto destaca-se pela sua radicalidade, viabilidade e clareza das soluções que preservam as qualidades poéticas deste lugar. Intervindo-se o mínimo possível no antigo picadeiro do séc. XIX, excepto o restauro de antigas cantarias e estuques, projectaram-se novos corpos que absorvem os novos serviços, garantindo as necessárias infra-estruturas que proporcionam um espaço de qualidade para uma peça do teatro.

 

Para este Concurso o atelier Barão-Hutter trabalhou com Matthias Kolb, infra-estruturas e ventilação, Roger Rogalski, Engenharia, Thomas Imhof, Acústica e com o director artístico e actor Arnim Halter do teatro ‘Par fin de siecle’ de St. Gallen.

 

A inauguração está prevista para o ano de 2015.

Neste concurso concorreram 33 equipas (integrando especialidades tecnicas) de toda a Europa, sendo o projecto lançado pela cidade de Aarau.

 

 

Barão-Hutter.Atelier

Fundado em Julho de 2010, num dos contentores Basislager no quarteirão

industrial de Binz entre o sopé da montanha de Uetliberg e o lago de Zurique.

O atelier é uma parceria entre dois jovens arquitectos, Ivo Barão (25 anos arquitecto pela FAUP, nascido em Faro) e Peter Hutter (28 anos arquitecto pela ETH, nascido em Thal), respectivamente um Português e um Suiço.

Trabalhamos em estreita relação com vários artesãos, mestres-vidreiros, jardineiros, ferreiros, carpinteiros, cozinheiros, fotógrafos, artístas reconhecidos e designers de ambos os países, para o desenvolvimento dos nossos projectos.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?