
Os Prémios FORMA anunciam que a proposta “A FORMA”, da autoria dos arquitetos Paulo Dias, João Varela e Ana Isabel Santos do MESA Atelier, é a grande vencedora do concurso de conceção para o FORMA Pavilion.
Selecionada por maioria de votos júri, a proposta destacou-se pela sua identidade arquitetónica forte, pela clareza espacial, rigor técnico e pela forma como articula de modo sensível função, lugar e comunidade. Com um desenho delicado e marcante, “A FORMA” é mais do que um pavilhão — é uma presença simbólica que representa o espírito do Festival FORMA: democratizar a arquitetura e aproximá-la das pessoas.
A estrutura será construída nos Jardins do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e funcionará como centro efémero do Festival FORMA 2025, acolhendo conferências, concertos, exposições e encontros entre os dias 10 e 17 de maio.
Dos trabalhos apresentados no âmbito do concurso de conceção para a construção de uma instalação efêmera, o FORMA PAVILION, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
1º classificado
A FORMA, FORMA PAVILION, COIMBRA
Paulo Dias, João Varela, Ana Isabel Santos — MESA Atelier
3º classificado
Indeterminação Específica
Luís Quintana Granda — Dot Arquitectura + Diseño
Castelo de Cartas
Rui Filipe Pinto — STUDIOLO
INFO POINT
Francisco Spratley — Francisco Spratley Studio