Atelier Pedro Pinto Correia cria – Cuida Do Teu Bairro

Categorias: Arquitetura

Jovem arquitecto, cria intervenção urbana para apelar a comportamentos de preservação e respeito, por zonas públicas da cidade.

 

O atelier Pedro Pinto Correia criou a iniciativa Cuida Do Teu Bairro em parceria com a Junta de Freguesia do Anjos, que aceitou o desafio proposto pelo atelier, dando-se inicio à 1º acção do Cuida. Um projecto de cariz cívico que pretende apelar a comportamentos de preservação e respeito, por zonas públicas e edifícios da cidade de Lisboa.

 

Esta acção está nas ruas desde a madrugada de 25 de julho, e todas as peças da campanha foram estrategicamente afixadas ao longo da Avenida Almirante Reis, mais precisamente nas artérias e bairros da freguesia dos Anjos.

 

Num tom afectivo social, esta acção de sensibilização apela à manutenção e preservação da via pública, em prol de um bairro mais bonito, mais limpo, mais cuidado e mais feliz. O arq. Pedro Pinto Correia com esta iniciativa, propõe-se a recordar e reforçar “velhos” hábitos de boa vizinhança e com eles ampliar a consciência colectiva da população. O projecto pretende assim, dar voz aos moradores e comerciantes, e mostrar aos restantes bairros, turistas, visitantes e até alguns locais, que a zona Anjos/Intendente, já não admite ser reconhecida apenas pelo seu estigma de zona tumultuosa e pouco atractiva, mas sim como um bairro em mudança, convidativo e interessante.

 

As mensagens são apresentadas sob a forma de icons (ao género da sinalética de trânsito), tendo em conta a característica multicultural desta zona da cidade, o recurso à linguagem simbólica facilita a transmissão das ideias e a captação dos conceitos entre as diferentes nacionalidades residentes. O jovem arquitecto reforça que, de uma forma geral pretende-se que as mensagens sejam positivas e como tal, motes como – “Cumprimente o seu vizinho”, “Ponha uma flor à sua janela” ou “Sorria, está nos Anjos” estão muito presentes nesta intervenção urbana.

 

“Quanto mais sensibilizados estivermos para o facto de que a cidade é parte da nossa casa, da nossa história e da nossa herança, mais seguras e interessantes se tornam as nossas “paisagens urbanas”, aos olhos de quem lá vive ou de quem por lá passa.”

comenta Pedro Pinto Correia

 

A equipa do Cuida pretende que a acção se estenda e outros bairros da cidade, sendo que as mensagens serão sempre adaptadas às características de cada zona. Gostava de ver o Cuida no seu bairro? Pergunte-lhes como em facebook.com/CuidaDoTeuBairro

 

CUIDA DO TEU BAIRRO!

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?