Atelier Promontório inaugura instalação de arquitetura ‘Uma Praça no Verão’ no CCB

Categorias: Arquitetura

O atelier PROMONTÓRIO projeta instalação de Arquitetura ‘UMA PRAÇA NO VERÃO’, para o CCB. Esta instalação inaugura no dia 10 de Julho, às 20h00, na Praça Central do CCB (Centro Cultural de Belém).

Construída em blocos de aglomerado de cortiça, ‘Uma Praça no Verão’ deste ano é uma experiência arquitetónica. Uma combinação de duas salas a céu a aberto definidas por uma colunata dupla inacabada, sugerindo ruínas que se interpõem no atravessamento da praça atual. Duas zonas de estar virtualmente abertas a diferentes apropriações, entre as quais, um espaço para ver cinema. Convocam-se assim, simultaneamente, a dimensão ideal da obra e a irremediável realidade da passagem do tempo. Uma instalação cuja presença no espaço pretende conduzir a uma experiência emocional e puramente arquitetónica.

O projeto celebra também a singularidade estética deste aglomerado de cortiça, 100% reciclável e produzido a partir da casca do Querqus suber L., essa espécie que nos é tão familiar em Portugal, mas tão rara e especial noutros lugares do mundo.

Fundado em Lisboa em 1990 por Paulo Martins Barata, João Luís Ferreira, Paulo Perloiro, Pedro Appleton e João Perloiro como um atelier experimental, o Promontório tem crescido consistentemente numa equipa multidisciplinar de mais de sessenta colaboradores nas áreas de urbanismo, arquitetura, paisagismo, design de interiores e design gráfico.

‘Uma Praça no Verão’ é um programa organizado pela Garagem Sul no âmbito do programa de exposições de arquitetura do Centro Cultural de Belém, com o apoio da Amorim Isolamentos.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »