Atelier Sérgio Rebelo vence Prémio Internacional de Arquitectura

Categorias: Arquitetura

O projeto Quinta de Santo António Hotel and Winery (adega e hotel da Quinta de Santro António, em Adorigo, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu), do atelier Sérgio Rebelo, venceu um prémio do “World Architecture Festival” (WAF), na categoria de “Leisure Led Development: future projects”, sendo assim candidato a “Future building of the year”.

“Trata-se do único atelier de arquitetura em Portugal em competição na WAF”, sublinha a nota de imprensa.

Este projeto é considerado “uma oportunidade única para escrever uma nova página na extraordinária história milenar do Rio Douro, em Portugal”.

“Tanto a paisagem monumental, parte da região do Alto Douro classificada como Património da Humanidade pela [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] UNESCO, como a produção ancestral do vinho do Porto, exigem soluções arquitetónicas, elegantes, responsáveis e subtis”, lê-se na apresentação do projeto.

 

O projecto de um hotel e adega de Tabuaço, do atelier Sérgio Rebelo, venceu o prémio do Festival Internacional de Arquitectura, na categoria de projectos de lazer, tornando-se candidato a “edifício do ano”, anunciou hoje a organização.

Intitulado Quinta de Santo António Hotel and Winery (adega e hotel da Quinta de Santro António, em Adorigo, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu), o projecto venceu um prémio do “World Architecture Festival” (WAF), na categoria de “Leisure Led Development: future projects”, sendo assim candidato a “Future building of the year”.

“Trata-se do único atelier de arquitectura em Portugal em competição na WAF”, sublinha a nota de imprensa.

Este projecto é considerado “uma oportunidade única para escrever uma nova página na extraordinária história milenar do Rio Douro, em Portugal”.

“Tanto a paisagem monumental, parte da região do Alto Douro classificada como Património da Humanidade pela [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] UNESCO, como a produção ancestral do vinho do Porto, exigem soluções arquitectónicas, elegantes, responsáveis e subtis”, lê-se na apresentação do projecto.

O design do hotel e da adega é o resultado “de uma leitura atenta de todos os elementos naturais e construídos” que caracterizam esta paisagem, o que se torna evidente “na escala da intervenção e na paleta de cores e materiais” – refere a nota de apresentação.

Desta forma, foi criado “um edifício contemporâneo e harmonioso, capaz de fazer justiça ao seu património ambiental, cultural e humano”, sublinha.

Sediado no Porto e premiado internacionalmente, o atelier Sérgio Rebelo segue modelos sustentáveis de construção e de produção.

O WAF, considerado o maior evento arquitectónico internacional anual e que inicialmente estava programado para Lisboa, será um evento digital, a realizar de 01 a 03 de Dezembro.

De acordo com o sítio da Internet do WAF, há planos para o regresso do festival a Lisboa, como evento híbrido, em 2022.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»