Atelier Traço Criativo e Estúdio AMATAM distinguidos no Prémio Municipal de Arquitectura de Odivelas 2019

Categorias: Arquitetura

A Câmara Municipal de Odivelas entregou a 27 de junho, nos Paços do Concelho, o galardão da 6º Edição do Prémio Municipal de Arquitetura ao arquiteto José Costa, do Atelier Traço Criativo, pelo projeto de uma moradia unifamiliar na Rua Fernando Lopes Graça, nº 5, no Bairro das Granjas Novas, na Ramada.

 

Nesta edição estiveram a concurso 16 projetos, na sua grande maioria obras de moradias unifamiliares, sendo que a Menção Honrosa foi recebida pela arquiteta Manuela Tamborino, em representação do arquiteto João Amaral, do Estúdio AMATAM, pelo projeto de reconversão de um espaço comercial num Centro Cultural Islâmico, na Av. Miguel Torga, nº 14 – Loja 2, na Urbanização Colinas do Cruzeiro, em Odivelas.

 

Este concurso bienal, promovido pela Câmara Municipal desde 2009, é dirigido a arquitetos, como forma de reconhecimento dos seus trabalhos em edifícios que representem um contributo para a valorização e salvaguarda do património arquitetónico e urbanístico do Concelho de Odivelas.

 

No decorrer da cerimónia houve ainda lugar às apresentações da Proposta do Plano de Pormenor do Centro Histórico de Odivelas, pela arquiteta Rute Afonso, da Quaternaire Portugal; do “Projeto PSSS – Valor de Serviço do Espaço Público como Sistema Urbano”, pelo Professor Doutor Pedro Brandão, do Instituto Superior Técnico; e do caso prático do método PSSS “Mosteiro S. Dinis – Espaço intramuros e espaço envolvente”, por Graça Serra, Marco Moreira e David Gil, equipa técnica da Câmara Municipal de Odivelas.

 

Na sua comunicação de abertura, o Presidente da Autarquia, Hugo Martins, vincou a importância da “valorização e requalificação urbanística”, que constituem “áreas prioritárias de intervenção”, adiantando que “a Câmara Municipal, decidiu, em boa-hora, instituir este Prémio como instrumento de difusão da arte de pensar a criação ou a recriação de espaços físicos”. O Presidente deixou, ainda, uma palavra de reconhecimento e apreço aos parceiros desta iniciativa – Mónica Vilarinho, pelos SIMAR, Paulo Pereira, pelo Strada Outlet, José Pedro Abrantes, pela REN, e Renato Mota, pela CIMPOR – que “contribuíram para a valorização e promoção de mais esta edição, projetando o nosso território para um novo paradigma e afirmando uma visão estratégica que se pauta por um cada vez melhor e mais cuidado desenho urbano, mais exigente e mais qualificado em prol do desenvolvimento humano que prosseguimos”.

 

Estiveram também presentes nesta cerimónia de entrega de prémios os membros do júri do concurso – Paulo César Teixeira, Vereador do Urbanismo da CMO; Paulo Lopes, da Assembleia Municipal de Odivelas; Rui Rosa, da Ordem dos Arquitetos; e Marco Oliveira, da Câmara Municipal de Odivelas – bem como a Conselheira Municipal para a Igualdade, Hortênsia Mendes.

 

©Câmara Municipal de Odivelas

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal