Avalon: A sala de Realidade Virtual da Reynaers Aluminium

Categorias: Arquitetura

AVALON, a sala de realidade virtual do Reynaers Campus, já está em pleno funcionamento. É a mais recente área a estar finalizada do projeto de expansão e renovação do Reynaers Campus em Duffel (Bélgica) com término previsto para o último trimestre de 2017.

Já em pleno funcionamento permite visitar futuros edifícios através de uma experiência de realidade virtual partilhada em que os utilizadores podem caminhar num edifício ainda em fase de design. Diferentes players envolvidos no projeto podem navegar simultaneamente por diferentes espaços e rever todos os aspetos. Em tempo real podem ajustar-se dimensões ou elementos de construção, alterar cores e materiais. Avalon é uma poderosa ferramenta que muda radicalmente a forma como o projeto de um edifício é avaliado e visualizado.

PARA QUEM?

AVALON VR Room cria um ambiente ideal para desfrutar de experiências conjuntas de arquitetos, investidores, construtores e especialistas Reynaers. Permite reunir os intervenientes principais de um projeto para a visita virtual e para a avaliação 3D dos edifícios e soluções.

O QUE AVALON PODE FAZER PELO PROJETO?

AVALON transforma o modelo arquitetónico 3D (Revit, Archicad, Sketchup, Navisworks,…) num modelo virtual em que pode entrar, permitindo que se reveja todo o design e aspetos técnicos do interior ou exterior do edifício. As mudanças no modelo podem ser feitas em tempo real, permitindo que que se avaliem as diferentes opções de forma realista e se agilizando o processo de decisão.

Além disso, dois modelos genéricos – um de projeto, outro de moradia – são disponibilizados para poder trocar, configurar e experimentar produtos Reynaers num ambiente de construção 3D.

AVALON pode ser facilmente transformado numa sala de reuniões de projetos para ver e discutir diferentes ficheiros de diferentes parceiros, alternando de 2D para 3D, transformando, revendo e avaliando.

COMO FUNCIONA AVALON?

AVALON é uma sala de Realidade Virtual baseada em projeções de alta qualidade, especificamente configurada para aplicações arquitetónicas e para grupos até 8 pessoas. Projeções de cinco lados imergem o utilizador numa incrível experiência. 25 Projetores com tecnologia laser criam imagens vivas de alta resolução, materializando os conceitos arquitetónicos. Óculos 3D ativos criam uma imagem estereoscópica e controlam os seus movimentos gerando a ilusão 3D, mas ainda assim permitindo que consiga ver as pessoas ao seu redor.

AVALON tem um poderoso conjunto de computadores para lidar com modelos arquitetónicos complexos e para processamentos de renderização em tempo real. O software middleware pode ler ficheiros de 200 aplicações tais como Revit, Archicad, SketchUp e Navisworks com modelos virtuais de alta qualidade. Enquanto os utilizadores navegam pelo modelo com um comando, o operador pode fazer alterações no software de design.

Este impressionante conjunto de hardware e software é desenhado para dar vida às suas ideias arquitetónicas e para criar, em cada fase, a melhor visualização possível do seu projeto de construção.

AVALIAÇÃO DO CONCEITO

Os primeiros conceitos podem ser vistos em primeiro plano, experimentados, avaliados e adaptados ao mesmo tempo. As alterações podem ser feitas em tempo real, durante todo o processo. Ao utilizar a avaliação de projeto em tempo real, as variantes podem ser testadas, otimizando o tempo e custos associados.
SOFTWARE: SketchUp, Autodesk Revit, Graphisoft Archicad, Autodesk 3DS Max, Enscape  
AVALIAÇÃO TÉCNICA & BIM
Os modelos 3D podem ser vistos em primeiro plano para avaliar e discutir diversos problemas técnicos. A RV pode ajudar a visualizar, compreender e avaliar arquivos extremamente complexos. Pode navegar através de modelos BIM e avaliar pontos de conflito. Esta antecipação reduz o custo e melhora drasticamente a eficiência.
SOFTWARE: Autodesk Revit, Graphisoft Archicad, Autodesk Navisworks

AVALIAÇÃO DE DESIGN

A RV permite mover-se dentro do ambiente simulado e inspecionar em primeiro plano. Cenas renderizadas navegáveis podem ser utilizadas para avaliar o design. Condições de iluminação natural e artificial, layouts de mobiliário, envolvente e materiais são algumas das características que podem ser modificadas dentro do ambiente da Realidade Virtual.

SOFTWARE: Unreal Engine 4

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE