Barcelos lança concursos para reabilitar escola e edifício histórico

Categorias: Arquitetura

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou a abertura de concursos públicos, para a recuperação do edifício histórico da Casa Conde de Vilas Boas e da Escola Básica/Jardim de Infância da Pousa.

A empreitada referente à recuperação e remodelação da Casa Conde de Vilas Boas, edifício histórico no largo do município, implica um investimento de 2,6 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões de euros são cofinanciados pela União Europeia, adiantou, em comunicado.

“Trata-se de uma intervenção com reabilitação integral do edifício Casa Conde de Vilas Boas e tem como objetivo principal criar uma estrutura vocacionada para a memória da cidade e realização de eventos que possam atrair dinâmicas de outras instituições”, sublinhou.

Segundo a autarquia, este projeto segue a sequência de reabilitação da Casa Ascensão Correia que incluiu, no mesmo quarteirão, o Museu de Olaria, dando origem a uma oferta diversificada de estruturas orientadas para as atividades culturais.
E, ao mesmo tempo, recupera a qualidade paisagística do ambiente urbano da margem direita do Rio Cávado e da ponte medieval, acrescentou.

Além desta obra, o executivo municipal abriu concurso público para a requalificação e ampliação das instalações da EB1/JI da Pousa, num valor base de 1,3 milhões de euros, integralmente assumido pelo orçamento municipal, garantiu.

A intervenção incidirá sobre o edifício “Plano dos Centenários”, com a requalificação do edificado e a ampliação necessária à organização dos espaços educativos, ressalvou.

 

©DR

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?